Niterói comemora a Semana de Dança 2019

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) ao longo de seus 27 anos tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento artístico na Cidade. Reconhecendo seu papel social, enquanto Companhia de Dança Pública, a nova gestão artística, comandada por Fran Mello, quer proporcionar uma maior interação entre a CBCN e a população, a fim de construir uma cidade comprometida com a arte e a educação. Desta forma irá promover desta terça (16) até domingo (21) o, a primeira edição do projeto “Niterói Semana de Dança”, um grande festival composto por Mostra Infantil, Mostra Adulta, Rodas de Conversas, Oficinas e o homenageado desta edição será Bruno Beltrão, diretor e coreógrafo niteroiense, criador do Grupo de Rua de Niterói (GRN).

Durante o evento, a CBCN apresentará duas de suas mais reconhecidas coreografias. O espetáculo de abertura, nesta terça, às 19h, no Teatro Popular, será “O Instante do Aquilo”, do coreógrafo espanhol Chevi Muraday que foi indicado ao Prêmio Cesgranrio de Dança 2018 nas categorias de melhor coreografia e melhor iluminação. Na Noite de Gala, no domingo, 21, o Teatro Municipal receberá “Casa de Carii”, que conta com coreografia de Gleidson Vigne, às 18h. Nessa noite, após a homenagem a Bruno Beltão, teremos também os bailarinos Yuri Marques, solista Sarasota Ballet (EUA) e Alicia Saul, maranhense, do Projeto Dança Criança, que se apresentarão juntamente com bailarinos da Cidade na Suíte de Dom Quixote.

Durante seis dias, os palcos dos Teatros Popular Oscar Niemeyer e do Teatro Municipal de Niterói receberão mais de 150 coreografias selecionadas em mais de 15 modalidades em quatro diferentes categorias. Se apresentarão grupos, companhias, coletivos, escolas e bailarinos independentes de Niterói e de todo território nacional e internacional, nas modalidades: Ballet Clássico, Neoclássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Stiletto, Dança do Ventre, Sapateado, Dança Flamenca, Danças Urbanas e Dança de Salão.

Uma oportunidade para fomentar o desenvolvimento artístico da cidade, incentivar novos talentos e promover o intercâmbio dos artistas e pensadores dessa arte, além de fazer com que os cidadãos niteroienses passem a reconhecer a dança como uma manifestação artística representante da cidade.

A roda de conversa contará com a participação da Presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro Sra. Beth Spinelli e a vice – presidente do SPDRJ Marluce Medeiros que debaterão sobre a importância da registro profissional, a legislação vigente e os desafios da dança na inserção do mercado de trabalho.

Para o encerramento da Niterói Semana de Dança a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói preparou um espetáculo de gala com diversos convidados, no dia 21 às 18h, no Teatro Municipal de Niterói. A noite começa com a homenagem a Bruno Beltrão, logo em seguida a CBCN apresenta “Casa de Carii” um espetáculo que utiliza a riqueza sonora do ritmo brasileiro para buscar uma fusão com as nuances e dinâmicas da dança contemporânea.

Como convidados teremos o Cia BEMO – TMRJ que dançará o Grand Pas de Deux de Cisne Negro, Suelem Cristina, bailarina do Cullberg Ballet (Suécia) que apresentará o solo de dança contemporânea, Invisível, o maranhense Davi Rebolativo, da Cia Ateliê de Dança apresentará o solo de stilleto, Fabulous e para encerrar a noite teremos a Suite de Dom Quixote com os convidados Alicia Saul, do Projeto Dança Criança, Yuri Marques, solista do Sarasota Ballet (USA) e corpo de baile composto pelas bailarinas das escolas de dança de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =