Niterói começa a vacinar amanhã idosos a partir de 88 anos

A vacinação de idosos a partir de 88 anos começa amanhã (8), em Niterói. A Prefeitura da cidade fez o anúncio hoje (7) e divulgou quais serão os postos e horários de vacinação.

A imunização presencial será feita as policlínicas do Barreto, Itaipu, Vital Brazil e São Lourenço e ocorrerá enquanto a Secretaria Municipal de Saúde possuir doses disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que mais de 90% das doses recebidas pelo município já foram administradas.

Em relação aos idosos acamados, permanece o agendamento através do e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. Deverão ser enviados os seguintes dados: nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato. Idosos acima de 90 anos que ainda não tiverem sido imunizados continuarão sendo vacinados.

Organização do cronograma

O Município afirma que há dificuldades para estabelecer um calendário a longo prazo. A principal razão apontada é a dependência do Minsitério da Saúde para distribuição das doses, sendo que este último não possui um calendário de distribuição.

Desde o dia 19 de janeiro, Niterói recebeu cerca de 20 mil doses e já vacinou mais de 18 mil profissionais de saúde e idosos contra a Covid-19. Desta forma, já administrou mais de 90% das vacinas recebidas. Segundo dados da SMS, até o momento, foram vacinados 1 em cada 26 niteroienses. Para efeito de comparação, na cidade do Rio de Janeiro a proporção está em 1 a cada 42 cariocas.

Já foram recebidas doses tanto da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, quanto da Oxford/Astrazeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz. Primeiro foram imunizados profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e idosos que vivem nas aproximadamente 40 instituições de longa permanência da cidade, como casas de repouso.

Em seguida, a campanha foi estendida para profissionais de saúde com mais de 60 anos e na semana passada começaram a ser imunizados os idosos com mais de 90 anos, incluindo os acamados, vacinados em casa por equipes volantes da SMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =