Niterói autoriza reabertura gradual de teatros a partir dessa terça-feira

Augusto Aguiar

A Prefeitura de Niterói autorizou o retorno gradual do funcionamento dos teatros da cidade, a partir dessa terça-feira (09), obedecendo os protocolos de prevenção contra a Covid 19. O decreto foi publicado na edição do último fim de semana do DO. No âmbito de retomada das atividades culturais, em especial teatro, música ao vivo, dança e outros, todos os cuidados especiais estão sendo implementados para os artistas como medidas de prevenção e proteção com relação as produções em face da pandemia.

Para garantir o funcionamento seguro, a prefeitura orienta avaliar a quantidade de pessoas envolvidas na atividade, no sentido de garantir o distanciamento.

“A administração ou o responsável pela abertura do teatro deverá realizar triagem de sintomas indicativos da Covid 19 ou de síndrome gripal, com todos os funcionários, ainda na entrada das instalações do teatro, além de orientar os colaboradores que na presença de algum dos sintomas, permanecer afastado e realizar a busca de uma unidade de saúde para os profissionais da área. Em casos suspeitos, o administrador, o gerente responsável deverá dispensar imediatamente o funcionário, mantendo afastado segundo as orientações da saúde quanto ao isolamento e risco de transmissão”.

Ainda de acordo com o decreto, a administração do teatro deverá fornecer equipamento de proteção individual de acordo com as atividades dos funcionários antes da reabertura gradual, além de disponibilização de máscara de proteção individual, termômetros para aferição de temperatura, álcool 70%, tapetes sanitizantes, distanciamento e ventilação do espaço.

“No palco os atores devem utilizar máscaras durante os ensaios e intervalos, sendo permitida a retirada somente no momento de entrada no palco. Os espetáculos devem readaptar as atividades para que a interação entre palco e plateia seja realizada à distância, não permitindo a circulação entre plateia e palco”.

Aguardávamos isso há tempos”

Também, de acordo com orientação do protocolo de distanciamento publicado no DO, relacionado as salas de espetáculos e saguão, somente a plateia e frisas serão utilizadas em um primeiro momento, com limite de público e distanciamento entre as pessoas, com a capacidade máxima sugerida de 30% da capacidade da plateia, durante o sinal amarelo nível 2 e 50% no sinal amarelo nível 1, e os assentos deverão ser retirados ou isolados para que haja o distanciamento de 1,5 metros entre cada espectador.

“Orienta-se que o figurino também seja lavado a cada apresentação, a opção de tecidos e figurinos que permitam a lavagem é fundamental”.

A diretora geral do Teatro Municipal de Niterói, Marilda Ormy, explicou que o teatro já está prontíssimo pra receber o público.

“Aguardávamos isso há tempos. Durante todo esse tempo de presença virtual, quase 8 meses, nos preparamos estudando protocolos internacionais e nacionais, até que chegou o da prefeitura, logo depois o da Fundação de Artes de Niterói. Fizemos um estatuto personalizado para o caso do teatro e, para finalizar com chave de ouro, acabamos de fazer todos os acertos protocolares com a Secretaria de Saúde. Um trabalho lindo. A equipe foi toda qualificada para o ‘Novo Normal’ e todos estão seguros quanto a forma de receber o público e se proteger”, contou.


O cantor Dalto fará a abertura do teatro, hoje, às 19 horas, para um público de 100 pessoas.

“Dalto é um artista muito querido da cidade, com muita história bacana pra cantar. Portanto sucesso é o sobrenome dele. Essa noite de retorno será memorável”, finalizou. A entrada será gratuita e o ingresso deverá ser retirado pela Sympla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 8 =