Niterói anuncia vacinação de idosos a partir de 88 anos

O prefeito Axel Grael e o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, anunciaram o início da vacinação dos idosos a partir de 88 anos na segunda-feira (8). O prefeito também pediu para que as pessoas fiquem atentas as fake news sobre calendário de vacinação na cidade. Segundo ele, não existe um calendário de vacinação para os outros grupos prioritários devido a dificuldade de acesso a novas doses da vacina.

“São várias notícias falsas que confundem as pessoas.As informações sobre vacinação no nosso município, são divulgadas na rede social da prefeitura.Procurem saber a fonte. Existem várias versões de calendário. Mas só confiem naquilo que for divulgado na nossa página”.

Axel lembrou que Niterói garantiu a prioridade de compra da cerca de 1 milhão de doses do Instituto Butantan, porém o Governo Federal decidiu que todas as vacinas produzidas no país seriam distribuídas aos municípios pelos estados.

“Nós anunciamos os grupos que tem prioridade para se vacinar de acordo com a quantidade de doses que recebemos do estado. Mas, hoje, nossa maior dificuldade em fazer um calendário a longo prazo é justamente porque não nos é informada nenhuma data para recebimento dessas vacinas e nem quantitativo. Então não conseguimos nos programar”.

O secretário de Saúde Rodrigo Oliveira, explicou como funciona a distribuição da vacina e a dificuldade do município para se organizar diante da falta de informação dos governos.

“O programa de Vacinação tem atribuições divididas entre governo federal, governo estadual e governo municipal. O Ministério da Saúde garante as vacinas,passa para os estados que garantem compra de agulhas e seringas e distribuem as doses junto com os insumos para os municípios. E os municípios organizam a logística para a aplicação dessa vacina”. explicou.

Rodrigo informou que essa organização logística não pode ser feita no momento pois enfrentam uma incerteza da chegada da vacina.

“Hoje não temos nenhuma data marcada, nem quantitativo sinalizado pelo Ministerio da Saúde, e pelo estado. Isso nos dá uma dificuldade imensa de planejar um calendário para a população”,explicou.

Para a primeira dose, Niterói recebeu cerca de 20 mil doses, e mais de 18 mil pessoas foram vacinadas. com as poucas doses que sobraram, um calendário foi montado para iniciar a imunização dos idosos a partir de 88 anos na segunda-feira (8).

Pacientes acamados permanecem fazendo a solicitação através do email covid19.acamadosniteroi@gmail.com. O familiar ou responsável vai receber um link com um formulário a ser preenchido informando  nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato. Uma equipe irá ao endereço solicitado.

Boletim – Até a quinta-feira (4) Niterói tem 27.862 casos confirmados da Covid-19. O total de pacientes recuperados no município é de 26.744. Existem ainda 167 pessoas isolados em casa com sintomas mais leve da doença. A cidade totaliza 749 óbitos em decorrência de complicações causadas pela covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =