Niterói anuncia novo calendário de vacinação para idosos e previsão de chegada da vacina Sputnik V

Em live transmitida na manhã desta sexta-feira (02), direto do Gabinete de Crise da Prefeitura de Niterói, o prefeito Axel Grael anunciou mudança no calendário de vacinação para idosos. Agora, toda população a partir de 60 anos será vacinada até o dia 24 de abril. Há uma grande expectativa de que a chegada da vacina russa Sputnik V ainda ocorra esse mês.

NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO TRIPLICOU APÓS VARIANTE P1

O secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, fez um alerta para a variante P1 do novo coronavírus, que foi identificada no estado do Amazonas no início de janeiro. Desde então, segundo ele, os casos de Covid-19 que necessitam de internação triplicaram em Niterói. “Em dezembro do ano passado, para cada mil casos confirmados, 57 resultavam em internação. Em março, 175 pessoas foram internadas para cada cada mil infectados.

“O potencial ofensivo de variante da Covid-19 triplicou o número de internações em Niterói. Por isso a gente não pode brincar. A partir do dia 26, seguiremos o calendário único de vacinação, com Rio de Janeiro, Maricá e Itaguaí”, disse o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira. Ele ainda pediu à população que todos os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus sejam mantidos. “Niterói está sob controle, mas não somos uma ilha. Em volta da gente o caos está bastante claro. Não devemos nos descuidar”, afirmou.

VACINA SPUTINIK PODE CHEGAR AINDA EM ABRIL

Na quinta-feira (1), a prefeitura assinou com o Fundo Soberano da Rússia a compra de doses da vacina Sputnik V. O documento foi enviado para o país europeu. A expectativa é que o imunizante chegue a Niterói ainda em abril, o que acarretará em nova atualização do calendário de vacinação.

“A gente vinha fazendo todo o esforço para comprar vacinas. Adquirimos 800 mil vacinas. Estamos com uma equipe dedicada exclusivamente para este trabalho. A Anvisa deve autorizar nos próximos dias. O primeiro lote dessas vacinas deverão chegar ainda em abril”, disse o prefeito Axel Grael.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =