Niterói anuncia hoje (25) a data da retomada da vacinação

Niterói deve vai anunciar nessa quinta-feira (25) a data da retomada da imunização da população e qual será o público-alvo atendido pelas doses das vacinas recebidas na tarde de quarta-feira (24). O Estado do Rio recebeu do Governo Federal mais uma remessa com 196 mil doses da Oxford/AstraZeneca e ainda chegarão mais 118.800 doses da CoronaVac para distribuir entre os 92 municípios. O Ministério da Saúde entregou as doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) do estado, em Niterói, sem prévia comunicação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói informou que fará amanhã a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde autônomos, com mais de 60 anos, que receberam a primeira dose nos dias 4 e 5 de fevereiro. A imunização será realizada nas policlínicas do Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF. Hoje, não haverá vacinação para este público.

Para receber a segunda dose, o profissional de saúde autônomo precisa levar documento de identidade com foto, CPF, registro profissional e comprovante da primeira dose. A entrada nas policlínicas será das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru acontecerá das 8h às 17h.

Na quarta-feira (24), a SMS recebeu 7.800 doses da vacina AstraZeneca/Oxford para serem aplicadas como primeira dose. A cidade Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura e pelo número 153.

Até a tarde de quarta-feira (24) o município contabilizou um total de 32.267 pessoas vacinadas, das quais 6125 pessoas receberam a segunda dose.

As doses entregues na quarta-feira (24) foram distribuídas para os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio de Janeiro. Para os outros 88 municípios, as doses serão enviadas por helicópteros na quinta-feira (25), a partir das 7h. Na CGA, as vacinas terão a temperatura checada e serão inseridas em sistema para o devido controle da logística de distribuição aos 92 municípios.

As 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca serão para uso imediato, já que a segunda dose pode ser aplicada com intervalo 12 semanas. Sendo assim, haverá tempo suficiente para a chegada de mais lotes da vacina e conclusão do esquema vacinal.

Segundo o Terceiro Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o esquema de reserva das doses para a segunda aplicação, das 118.800 doses da CoronaVac que chegarão, 20 mil serão reservadas para a segunda dose do lote já enviado aos municípios entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As 98.800 restantes serão entregues em duas etapas, metade para primeira dose e a outra metade para segunda dose. O intervalo entre a aplicação das doses deve ser de 21 a 28 dias.

São Gonçalo

O município retirou, no fim da tarde de quarta-feira (24), mais 11.380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. Seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), todas serão usadas para aplicação de primeira dose. Hoje, a Secretaria define o cronograma para a aplicação desta nova remessa de doses.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começou a vacinar com a segunda dose de CoronaVac, na quarta-feira (24), os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. A imunização continua, nesta quinta-feira (25), em oito locais, três deles com drive thru, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. A prefeitura diz que “não há necessidade de correria aos locais de vacinação e nem de formação de filas antes da abertura dos pontos. A segunda dose desse público, um total de 10.720 pessoas, já está reservada”.

Só devem se dirigir aos pontos de vacinação hoje os profissionais de saúde e idosos que foram vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac nos dias 3 e 4 de fevereiro. Todos devem levar o comprovante da primeira dose da vacina. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Os demais idosos e profissionais da saúde devem aguardar ter 21 dias de vacinados para procurarem os pontos de vacinação. A pessoa não precisa ir ao posto exatamente no dia que completa 21 dias de vacinado. O intervalo entre a primeira e segunda dose pode ser de até 28 dias. Por isso, o intervalo do fim de semana também não afetará a imunização. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

Maricá – A cidade retirou 1.720 doses do imunizante Astrazeneca na tarde de quarta-feira (24) na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. Todas serão destinadas a aplicação de primeira dose. De acordo com a prefeitura “a vacinação para o grupo que está em vigência naquele momento nunca foi interrompida. Quem recebeu a primeira dose, tinha a garantia de receber a segunda”. A prefeitura informou que os profissionais da saúde já foram vacinados e agora o quantitativo deve atender os idosos acima de 90 anos para completar a imunização esse grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + um =