NITERÓI ANUNCIA COMPRA DE 800 MIL DOSES DA VACINA RUSSA SPUTNIK V

A prefeitura de Niterói assinou nesta quarta-feira (31) um contrato para a compra de 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael (PDT) em uma publicação nas redes sociais. “Assinei hoje um contrato com o objetivo de comprar 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. Niterói agora integra o consórcio formado por estados do Nordeste e mais duas cidades: Araraquara e Maricá”, postou Axel.

De acordo com informações da prefeitura, cada dose do imunizante vai custar aos cofres públicos U$ 9,95. Considerando a cotação do dólar, que fechou a quarta-feira valendo 5,629, cada dose teria valor de R$ 56,01 aproximadamente.

A TRIBUNA PERGUNTA E PREFEITURA NÃO RESPONDE
A reportagem de A Tribuna perguntou à prefeitura qual seria o valor total do imunizante, incluindo os custos de sua importação e outros encargos decorrentes da operação. Ou seja, se o preço de U$ 9,95 seria final ou não. Perguntamos ainda o modo de pagamento: se antecipado ou conforme as vacinas fossem sendo entregues. Até o fechamento da edição impressa não obtivemos respostas.

DUAS FRENTES DE NEGOCIAÇÃO
A prefeitura tem duas frentes de compra de vacina: a anunciada na quarta-feira (31), e outra negociação pelo Consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). No último dia 22, o prefeito Axel Grael confirmou a participação de Niterói no consórcio a mais de dois mil prefeitos de capitais brasileiras. “Essa é mais uma frente que abrimos com o objetivo de comprar mais vacinas, lembrando que Niterói já faz parte do consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos com o mesmo fim. O foco é salvar vidas!”, disse o prefeito.

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Após assinado, o contrato segue agora para a Rússia para a assinatura dos empresários fabricantes da vacina Sputnik V. O documento deve retornar com o cronograma de entrega do imunizante que será definido pelo fabricante. O calendário enviado pela empresa russa é quem vai definir a quantidade de doses em cada remessa de lotes da vacina, que deverá ser de acordo com a sua capacidade de produção. “Nós não estamos medindo esforços para vencer essa guerra contra o coronavírus. Temos tomado todas as providências de prevenção e combate à pandemia, mas a nossa maior arma é mesmo a vacina. Por isso, estamos buscando no mundo onde podemos comprar uma vacina que esteja disponível, seja segura e eficaz”, afirmou o prefeito Axel Grael.

Apesar de todo otimismo gerado pela notícia, o prefeito ressaltou que a população apenas estará livre
do vírus quando toda a cidade estiver vacinada e que, até lá, será preciso respeitar todas as medidas restritivas que estão sendo aconselhadas pelas autoridades sanitárias.

EFICÁCIA – A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Bielorrússia. Os ensaios demonstraram 90% de eficácia da vacina na imunização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =