NITERÓI ANUNCIA A REABERTURA DE DIVERSAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

A Prefeitura de Niterói vai permitir a reabertura das atividades na cidade a partir da próxima semana de forma escalonada. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael (PDT) durante uma transmissão ao vivo feita pelas redes sociais da prefeitura na manhã de ontem (15). A iniciativa, se deve a uma melhora apresentada pelos indicadores da pandemia do novo coronavírus, após o Período Emergencial de Prevenção à Covid-19. Depois de alcançar um pico de 12,8 em meados de março, o indicador síntese do Painel de Monitoramento da Covid-19 caiu para 10,5, apresentando tendência de queda.

O prefeito esclareceu que os indicadores para Covid-19 são acompanhados de forma criteriosa pela administração e publicados nas redes sociais, acrescentando que as atuais medidas de restrição prosseguem até domingo (18), com acompanhamento e avaliação do município.

“No começo de março, verificamos que o indicador síntese mostrou uma tendência de crescimento e, então, tomamos a decisão de implantar uma série de restrições. Em função desse esforço que fizemos, conseguimos reverter a curva. Isso mostra que todo o esforço valeu a pena. Evitamos o que está acontecendo em outras cidades. Não temos pessoas morrendo na fila para internação como em outras regiões. Agradecemos a cada um e reconhecemos o esforço que cada comerciante, cada família teve neste período”, afirmou Grael.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, os indicadores de monitoramento da doença na cidade apontam que a curva de subida que vinha se apresentando nas últimas semanas foi revertida. “Nós temos hoje uma tendência de queda no número de pessoas que buscam e precisam de internação. Conseguimos reverter o que era uma curva de subida e estamos em cenário de queda. O próximo passo é iniciarmos um processo de redução da taxa de ocupação. É uma notícia que nos enche de esperança e mostra que as medidas necessárias foram tomadas. Essas boas notícias reforçam a necessidade de continuarmos seguindo o cumprimento de protocolos com muita atenção. Precisamos seguir perseverando na defesa da vida e na luta contra o coronavírus”, defendeu.

Axel finalizou a mensagem abordando a questão da remessa das vacinas Sputnik V, da Rússia. “Em, maio poderemos receber as vacinas da Rússia, o que pode beneficiar a imunização da cidade mais rápido, e assim retomarmos nossa atividades. Temos que nos manter engajados”, concluiu.

Cronograma gradual de reabertura

Seguindo o escalonamento previsto feito pela prefeitura, que deve ser oficializado em um decreto municipal de sábado (17), a partir de segunda-feira (19) podem retornar o funcionamento dos profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental 1, 1º, 2º e 3º anos. Também podem retornar nesta data o comércio de rua, shoppings centers, centros comerciais, restaurantes à lá carte seguem abertos (buffets seguem fechados), atividades esportivas ao ar livre (circuitos, canoa havaiana, treinos coletivos) e academias, assim como estúdios, salas de dança e luta. A partir de terça-feira (20), reabrem as bancas de jornal e o restante do setor de beleza. Na quarta-feira (21), retornam os clubes esportivos. Quinta-feira (22), reabrem museus, cinemas e teatros.

Com o indicador síntese em 10,5, a cidade permanece na Fase Laranja, mas como a tendência é de queda se espera que ao longo da semana o índice fique abaixo dos 10 pontos, entrando na fase Amarela 2. Até que essa previsão se ,confirme ficarão fechados os bares, quiosques, restaurantes com buffet, casas noturnas e casas de festas.

Medidas são bem recebidas por representantes de entidades

Logo após o anúncio da reabertura, a iniciativa foi comemorada por setores da cidade. Beto Caveari, presidente do polo gastronômico do Jardim Icaraí, afirmou que é boa a notícia de que os restaurantes possam funcionar presencialmente toda a semana, mesmo que tenham seguir as medidas de restrição como a limitação de ocupação dos estabelecimentos. “Nas últimas duas semanas, pudemos abrir entre quinta-feira e domingo, mas é boa a expectativa que vamos poder trabalhar sem ter que fechar novamente na segunda-feira”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Dirigentes Lojistas (Sindilojas) de Niterói, Charbel Tauil, saudou o anúncio da flexibilização, a qual percebe como algo absolutamente justo, uma vez que a imensa maioria dos empreendedores locais de Comércio e Serviços segue fielmente os protocolos sanitários determinados pelas autoridades. “Porém, não é o caso de dizer que estamos satisfeitos, pois pequenos e médios empresários estão endividados. Vamos insistir junto à prefeitura para que sejam atendidas as reivindicações que apresentamos desde o dia 23 de março, a saber: mais 120 dias de prazo para pagamento de cada parcela do IPTU de 2021 e parcelamento do IPTU, ambos sem juros nem multa”, afirmou.

Luciano Gomes, presidente da comissão regional do Conselho Regional de Educação Física da sessão de Niterói, afirmou que saber que as academias e atividades físicas poderão retomar as atividades é um alento para a categoria, mas salientou que ainda não foram definidos quais serão os protocolos a serem seguidos pelo setor. “Os protocolos ainda serão definidos e divulgados no decreto, mas saber que poderemos reabrir deixa uma boa expectativa para os trabalhadores do setor”, declarou.

Vereadores apoiam escalonamento da prefeitura

O vereador Binho Guimarães (PDT), chamou de decisão acertada as flexibilizações e que a reabertura vai ao encontro do desejo de não comprometer por completo nossa economia e o emprego de milhares de niteroienses. “Vamos seguir com nosso trabalho e nosso posicionamento na Câmara Municipal, assim como temos feito desde o início do nosso mandato. Sempre focamos na preservação da vida e propusemos medidas para uma melhor recuperação econômica da cidade”, afirmou.

Daniel Marques (DEM) avaliou que essa nova medida de flexibilização vai de encontro às suas seguidas cobranças na Câmara Municipal, pois vem “pedindo a volta às aulas no ensino fundamental, a reabertura de bares e restaurantes de forma presencial, permitindo atividades físicas em locais públicos e a reabertura das academias e do comércio”, afirmou o vereador.

O vereador Casota (PSDB) parabenizou o novo entendimento da prefeitura de Niterói quanto a prática de atividades físicas, pois é essencial e fundamental neste momento em que todos nós buscamos ter saúde. “Atividades individuais sob supervisão, circuitos nas praias, canoa havaiana, atividades coletivas ao ar livre, estúdios, salas de dança, lutas, academias estarão liberadas a partir de segunda-feira. Claro, sempre respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento social”, comemorou o parlamentar.

Augusto Aguiar e Marcelo Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − oito =