Niterói aguarda envio de doses da vacina para começar imunização

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a cidade aguarda o envio de doses da vacina para iniciar a imunização da população, prevista para iniciar na próxima quarta-feira (20), às 10h. O mandatário também avaliou a aprovação da Coronavac e da Vacina de Oxford/Astrazenec como histórica.

O prefeito ressaltou que a cidade terá, em funcionamento, os 54 postos de vacinação previstos, além do drive thru no Caminho Niemeyer. A expectativa é que a 1ª fase comece pelos idosos em instituições de longa permanência, a serem vacinados nas próprias entidades, e profissionais de saúde, que serão imunizados nas unidades públicas ou hospitais particulares em que trabalham.

“Assim que o Ministério da Saúde enviar as doses à nossa cidade iniciaremos a campanha de imunização. Fomos a única cidade fluminense a participar dos estudos pela Coronavac. A vacina foi testada em 9 mil voluntários no Brasil, sendo 850 profissionais de saúde de Niterói”, afirmou o prefeito, por meio das redes sociais.

Axel Grael também destacou a importância histórica do momento. “É uma vitória para a ciência e para todos os profissionais, sobretudo brasileiros, que participaram das pesquisas e testes. Com o parecer favorável de hoje pela Anvisa, as vacinas poderão ser aplicadas na população brasileira. Agora é o momento de agilizar”, prosseguiu.

Ainda de acordo com o prefeito, profissionais autônomos de saúde deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica. O restante do calendário de vacinação dependerá das datas e da quantidade de doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde em cada remessa.

Ao todo, 4.636.936 doses da vacina Coronavac estão sendo enviadas pelo Instituto Butantan para o Ministério da Saúde. O órgão fará a distribuição ao Distrito Federal e outros Estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =