Neymar Jr’s Five promove etapa nacional em cartão-postal do Rio

Cidade-sede de grandes eventos, o Rio de Janeiro está pronto para receber, de modo especial, duas fases do Red Bull Neymar Jr’s Five, maior torneio de futebol amador do mundo. Neste sábado (1), jovens fluminenses encaram a seletiva local do campeonato nas categorias mista e feminina. E, no domingo (2), os campeões desta qualificatória se juntam aos vencedores regionais de norte a sul do País em busca do título brasileiro da competição e a chance de conhecer o craque. O palco dos jogos será a região da Lagoa Rodrigo de Freitas. E, entre os já classificados, algumas histórias se destacam.

Capitã do Talentos da Vila (PR), Juliana Cristina é diarista e contou com o futebol para superar a depressão. A paixão pela bola e as quatro linhas nasceu em uma região de vulnerabilidade social. E para retribuir o suporte que recebeu, ela criou um projeto social. Mesmo sem muitos recursos financeiros, a paranaense atende 60 crianças e conta com auxílio de doações e rifas para manter o sonho em pé. O fruto deste trabalho veio com a classificação à etapa nacional do Red Bull Neymar Jr’s Five.

Na mesma categoria, quem chama atenção é Andreza Castro. Centroavante do Resenha 013, ela é atual campeã mundial do torneio. Mas, para chegar até este momento, a jogadora superou diversos obstáculos. Para ir aos treinos, a sua mãe juntou peças de diversas bicicletas para formar uma bike, já que não podia custear as passagens de ônibus. E todo o esforço valeu a pena, pois a jovem representou o Brasil em uma competição na Noruega anos atrás e teve a oportunidade de visitar Neymar Jr na França como prêmio do troféu conquistado no Red Bull Neymar Jr’s Five 2018. Além disso, até foi convidada para estudar e atuar nos Estados Unidos por meio de um programa de intercâmbio.

Entre os classificados na categoria mista, o Ousadia & Alegria também provém de uma região humilde de Belém (PA). Na seletiva, contaram com bolachas e a estrutura do evento para driblar condições desfavoráveis e alcançar a classificação. De Minas Gerais, o Street Five chega embalado após eliminar o Ginga Street, atual campeão brasileiro. E, de Porto Alegre, o time “Os Guri” venceu os tricampeões regionais Arram F.C. A equipe, inspirada no bordão dos jovens do Grêmio FBPA, conta com atletas que passaram pela base de alguns clubes gaúchos e conhecem, por exemplo, Jean Pyerre, jovem promessa do Imortal.

Os jogos da seletiva regional e da etapa nacional acontecerão em um dos cartões-postais da cidade fluminense: Lagoa Rodrigo de Freitas. De olho na vaga carioca, uma equipe se destaca. O Anjos da Bola foi o primeiro campeão mundial da história do Red Bull Neymar Jr’s Five, em 2016, e tentará, novamente, erguer o troféu da competição.

Os vitoriosos que saírem do Rio de Janeiro representarão o Brasil na etapa mundial, diante de mais de 40 nações, no Instituto Projeto Neymar Jr, na Praia Grande (SP). Os ganhadores internacionais poderão atuar contra o craque e ainda conhecer a rotina dele na Europa.

Inspirado no ‘futebol de rua’, o conceito esportivo é bem simples: serão cinco jogadores de cada lado do campo e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos de partida. As dimensões do campo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *