Na semana do Dia das Mães, vendas crescem no comércio de Niterói

Considerado pelos lojistas como o segundo melhor período de vendas para o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães confirma a tradição e reaquece as vendas no comércio de Niterói. O aumento registrado já supera em 4% os números do mesmo período do ano passado.

De acordo com Joaquim Pinto, presidente do Conselho da CDL, o crescimento nas vendas, mediante o cenário da pandemia da Covid-19, surpreendeu a expectativa dos lojistas. Ele ressalta que a população ficou trancada em casa por muito tempo devido ao isolamento social.

“Com a flexibilização e reabertura do comércio lojista, os clientes retornaram às compras e procuraram as lojas em busca de presentes para o dia das mães. Durante o período em que as lojas estiveram fechadas, as vendas foram mantidas por meio do comércio eletrônico, o e-commerce, que, segundo análise da CDL, contribuiu para essa alta nas vendas, mesmo diante de um cenário pandêmico” – disse.

Ainda de acordo com Joaquim Pinto, os índices das vendas para o dia das mães, esse ano, indicam uma redução no ticket médio, que é o valor médio das vendas de um período.

“Antes as pessoas compravam um vestido de R$ 400 e agora estão buscando por produtos que custam em média R$ 250. Isso significa que neste dia das mães teremos um movimento maior, porém com o valor nas vendas, menor”, esclareceu Joaquim.

Segundo o presidente do Conselho da CDL, a restrição no horário de funcionamento do comércio de rua estabelecido pelo decreto municipal, que, durante a semana que antecede o Dia das Mães, em Niterói, restringe o funcionamento das lojas às 18h, até o momento não impactou as vendas no comércio da região norte e central da cidade. Já em Icaraí, Santa Rosa e Região Oceânica, segundo os lojistas da região, a restrição do horário prejudicou as vendas. A CDL chegou a solicitar à prefeitura de Niterói para que esse horário fosse, ao menos, estendido às 20h durante a semana que antecede o dia das mães, mas teve o pedido negado.

‘EFEITO VACINA’

Joaquim Pinto também destaca o sucesso da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 como um fator que foi decisivo para a recuperação das vendas.

“A vacinação está deixando as pessoas mais seguras para saírem e realizarem suas compras para o Dia das Mães. Isso contribuiu para que as vendas no comércio lojista da cidade crescessem bastante nos últimos dias” – considerou.

Segundo levantamento da CDL, na semana que antecede o Dia das Mães, os centros comerciais que apresentam os melhores índices no aumento das vendas são o Plaza Shopping Niterói, o Multicenter Itaipu e o comércio das ruas Coronel Moreira César, em Icaraí, e Conceição, no Centro. Ainda segundo o mesmo levantamento, os produtos mais procurados são vestuário, calçados e flores.

Durante todo dia de ontem o movimento nas ruas da Conceição e Coronel Moreira César foi intenso. As lojas receberam um bom número de clientes durante todo o dia e precisaram se esforçar para garantir o distanciamento social. A gerente de atendimento Letícia Zivert comemora o bom momento das vendas.

“O movimento está bom. As pessoas estão aproveitando a flexibilização para comprar o presente do dia das mães”, respondeu a lojista, que confirma um aumento de 10 % nas vendas em relação ao ano passado.

O estudante de engenharia mecânica Ian Damasceno aproveitou o dia de folga para ir em busca do presente da mãe.

“Estou em busca de um presente que seja útil para o dia a dia e tenha o jeito dela”, afirmou o estudante que visitava as lojas da Rua Coronel Moreira César.

Ainda segundo a CDL, uma série de campanhas de estímulo ao consumo serão lançadas pela instituição ao longo do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + três =