Mutirão para reconstituição de mama em Niterói

Raquel Morais –

Nos próximos dias 24 e 25, das 8h às 12h, mulheres que passaram pelo câncer de mama e querem reconstituir a aréola através da técnica de micropigmentação em 3D terão essa oportunidade gratuitamente. Esses dois dias foram reservados para inscrição das interessadas no procedimento no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro de Niterói, e no dia 26 serão realizados os procedimentos. A iniciativa foi da equipe do cirurgião plástico Ronaldo Pontes, que conseguiu apoio da rede municipal com o espaço para as reconstruções.

A técnica consiste em redesenhar a aréola e o mamilo através da micropigmentação e a ideia é copiar, no caso de somente uma mama afetada, o formato e a tonalidade. Segundo informações da equipe responsável pelo mutirão, esta técnica deve ser feita por médicos especialistas e é praticamente indolor, iniciado após a aplicação do anestésico, simples e rápido.

“Existem várias formas para a reconstrução e essa é uma etapa do tratamento contra o câncer. Essa etapa devolve a normalidade da vida para a mulher. Nossa ideia é fazer essa técnica em 40 mulheres e, para isso, teremos uma equipe muito atenta com cerca de 20 médicos, entre cirurgiões plásticos e dermatologistas”, explicou a supervisora do mutirão, Gisela Pontes, certificada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

E sobre essa normalidade a aposentada Namir Oliveira, de 61 anos, sabe bem o que a micropigmentação representa nesses momentos. “É um encerramento de um ciclo. Quando a gente descobre a doença e começa o tratamento a retirada da mama é um assunto delicado. E a reconstrução, desde a colocação da prótese até o desenho da aréola, é como se fosse o fim do tratamento. Eu fiz em uma mama e foi a melhor coisa. Me devolveu alegria em ver meu corpo e minha autoestima voltou”, contou a moradora de Icaraí que passou por essa etapa em 2014.
O tatuador Alan Macintosh, de 48 anos, já fez algumas tatuagens desse tipo e disse que a emoção que as mulheres sentem ao se olharem no espelho com a reconstrução é indescritível. “Eu percebi que elas sentiram uma sensação de alívio. É um procedimento minucioso e que requer atenção e precisão”, resumiu.

Para participar basta se apresentar no Hospital Carlos Tortelly, na Rua Ataíde Parreiras, 266, no Bairro de Fátima, com a carteira de identidade e carteira do SUS para fazer a inscrição.

CÂNCER DE MAMA
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a segunda mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, a primeira é o câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Os dados apontam ainda que o Brasil deve registrar quase 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. No Estado do Rio de Janeiro, 8.050 casos devem ser registrados até o fim do ano.

Os casos de incidência da doença também são contabilizados pelo setor de saúde privada. A seguradora Mongeral divulgou uma pesquisa que em Niterói houve um aumento de 102% na procura por seguros para doenças graves, como câncer. A análise foi feita entre janeiro e agosto desse ano no comparativo com os mesmos meses de 2016. “Este movimento reflete que as pessoas estão buscando novas formas de garantir a tranquilidade financeira para um momento difícil como o de doenças como o câncer, por exemplo. O seguro é um grande aliado porque, além de auxiliar em custos, permite que o cliente não se descapitalize no período em que tiver afastado do trabalho para realizar o tratamento”, comenta Marcelo Guedes, superintendente da empresa na cidade.

EVENTO EDUCATIVO
No próximo dia 26 está marcada a 3ª Jornada de Mastologia Pro Onco Mulher, que vai acontecer na Associação Médica Fluminense (AMF), em Icaraí, das 9h às 16h. A entrada será gratuita e o objetivo é conversar sobre a doença, mostrar a importância do diagnóstico precoce e formas de tratamentos. Serão palestras, debates, mesas redondas e oficinas entre médicos, especialistas e mulheres que já passaram pela doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =