Museu do Cinema de Niterói fechado no dia de abrir ao público

Quem passou em frente ao Museu do Cinema, em São Domingos, nesta quinta-feira (1º), para conhecer o espaço e assistir a um filme, deu de cara na porta. Seria o dia de abertura do local para público, após ele ser inaugurado no último dia 24, com pré-estréia do filme nacional “Aquarius”, de Kleber Mendonça. Segundo funcionários que estavam no local, o motivo do fechamento foi a queda do sistema nos computadores.
No espaço transitavam alguns funcionários da empresa paulista Reserva Cultural, responsável pelas cinco salas de cinema do Museu. Além de um operário empurrando um carrinho de mão de um lado a outro e outro com um rolo de pintar paredes. Porém, nenhum frequentador. O portão estava fechado. No estacionamento nenhum carro podia entrar. A livraria Blooks, que também funcionará no espaço, no térreo, está em obras. O local terá ainda uma hamburgueria e um bistrô.

Até o fechamento desta edição, a Reserva Cultural não se manifestou. O espaço, projetado para er o maior museu cinematográfico brasileiro, tem ainda um estacionamento de 1.800 metros quadrados, áreas livres que terão mesas para café na parte superior e mesas para o bistrô e bar no térreo. Foram investidos R$ 12 milhões para a reforma e adequação do prédio, que cujo projeto foi feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2012. Começou a ser construído há 16 anos.

É considerado uma das mais belas obras dentro do Caminho Nimeyer e se adequa à filosofia de “Miniplex” do Reserva Cultural, segundo os diretores da empresa, Jean Bernardini e Laure Basqué. As cinco salas de projeção tem capacidade para 800 pessoas.

Estão previstas futuras parcerias com o curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), referência em todo o país, sediado próximo ao local. No último dia 24, a festa de inauguração teve a presença de cerca de 400 pessoas, como parte dos atores do filme Aquárius, entre os quais, a atriz Sônia Braga e o ator Humberto Carrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *