Municípios se unem em consórcio para comprar vacinas

O consórcio Conectar, criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19 teve a adesão de 1.703 cidades, entre elas 24 capitais brasileiras. A fala do presidente Jair Bolsonaro foi repudiada pelo presidente da FNP, Jonas Donizette. O governante chamou de “idiotas” os internautas que cobram nas redes sociais a compra de imunizantes.

“Quero registrar repúdio à fala, ‘comprar vacina na casa da mãe’. Parece briga de crianças de escola. Sabemos que não está fácil, que a vacina não está disponível em qualquer esquina, mas temos de fazer um esforço para ir atrás”, disse

Donizette afirmou que o consórcio vai atrás de todas as fabricantes que tiverem vacinas aprovadas no mercado internacional. Houve debate entre os prefeitos quanto ao critério de distribuição das vacinas adquiridas. Por maioria, ficou decidido que as doses que forem compradas com recursos federais, internacionais ou doações da iniciativa privada serão distribuídas de acordo com o tamanho da população de cada município. Porém, cada prefeitura ficará com as doses que forem pagas com recursos próprios.

De acordo com o presidente da FNP uma grande cervejaria nacional ofereceu sua rede de câmaras frias, que estão presentes em 35 unidades industriais no país, para armazenar imunizantes que necessitam de baixas temperaturas, caso da vacina da Pfizer.

“Tem muitos prefeitos bolsonaristas e muitos contra o Bolsonaro. Tem prefeitos a favor de medidas restritivas e outros não. Não é o papel da Frente dizer “faça isso ou aquilo” a alguém que foi eleito pela população. Esse consórcio não é contra este ou aquele político. É para conseguir vacinas para imunizar a população”, afirmou

O Consórcio Conectar deve ser formalizado até 22 de março e a participação dos municípios precisa ser aprovada pelas Câmaras Municipais. A adesão continua aberta para prefeituras que queiram participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =