Mudanças no trânsito dentro e fora do túnel Charitas-Cafubá

Geovanne Mendes –

Cinco dias após a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, a Prefeitura de Niterói publica nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do município algumas intervenções no trânsito da região. Com as medidas, pretende dinamizar o trânsito para quem utiliza a via e também trazer fluidez à região, com ações que vão desde a criação de pontos de táxi como também a instalação de novas paradas de ônibus para os passageiros que ainda estão perdidos na hora de pegar os coletivos.

Uma das mudanças nas duas galerias do túnel diz respeito à velocidade dos veículos. Carros e motos tiveram as velocidades máxima e mínima alteradas com a nova redação. Não poderão exceder os 60km/h, sendo a velocidade mínima estabelecida em 30km/h. Antes a máxima era de 80km/h e mínima de 40km/h. Já o tráfego de outros veículos, como ônibus e caminhões permanecem iguais, velocidade máxima de 60km/h e mínima de 30 km/h.

Outra mudança publicada DO de hoje diz que as faixas exclusivas deverão ser utilizadas somente pelos ônibus de linhas municipais operadas pelos consórcios licitados, sendo proibido o tráfego de qualquer outro veículo de transporte coletivo. Segundo a lei, ônibus de turismo, particular, escolar, de fretamento, de linhas intermunicipais ou de qualquer outra categoria deverão utilizar as faixas destinadas aos automóveis, além de não poder utilizar pontos de parada que ficam nos acessos ao túnel.

Os taxistas licenciados e regularizados em Niterói também foram lembrados nesta nova redação. Eles, assim como os ônibus municipais, poderão usar a faixa exclusiva dos coletivos.

Fora das galerias
Uma das grandes dúvidas de quem precisa cruzar o túnel Charitas-Cafubá é onde esperar pelos coletivos. A nova lei institui ponto de embarque e desembarque de passageiros das linhas 17, 33 e 62B na Avenida Prefeito Silvio Picanço, após a Rua Quatorze de Abril.

Em frente à Estação Hidroviária de Charitas será criado um ponto de ônibus para passageiros das linhas 38B e 39B.

Para facilitar a vida de quem precisa de táxi, um novo ponto com 14 vagas será criado do lado esquerdo da saída da Estação Hidroviária, próximo ao semáforo. Um segundo ponto será implementado na Travessa Santa Cândida, com seis vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − nove =