‘Mosquitos pretos’ invadem Niterói

Os niteroienses estão há alguns dias vivendo com um mistério. O que são os mosquitos pretos que estão invadindo as residências? Moradores publicaram vídeos e fotos nas redes sociais mostrando a quantidade desse bichinho que estava entrando nas casas. Apesar de a quantidade assustar, especialistas explicam que esses ‘mosquitos’ fazem parte da família Sciaridae, ou seja, significa que são inofensivo para a saúde humana.

Moradora do bairro São Francisco, a estudante de direito, Evelyn Loyola, de 24 anos, disse que notou a presença dos bichinhos na varanda da sua casa. “A sensação que eu tinha é que eles ia vir na minha direção e eu ia sufocar, porque eu tenho muito pânico de qualquer coisa que voa na minha direção, por menor que seja o bicho. E quando eu cheguei na varanda da minha casa, o chão estava preto de tanto desses bichinhos. E depois quando eu reparei na lúz do poste, tinham muitos ali. Eu acendi a luz da minha varanda e todos vieram na direção. Eu saí correndo e tranquei a porta, mas não adianta muito. Eles entram pela fresta”, conta.

Evelyn descobriu que não era a única intrigada com os mosquitos pretos. Seus vizinhos começaram a reparar uma grande quantidade do bicho, dentro das casas.

O biólogo entomologista, José Junior, acalmou a todos e disse chamou o mosquitinho de “bichinhos inofensivos”. “Esse inseto faz parte da família Sciaridae e pode ser classificado em três espécies. Mas todas elas são inofensivas a vida humana”.

Mas a pergunta que não quer calar: Por que isso aconteceu agora, nesse período, se antes isso nunca aconteceu na cidade? José Junior diz que, uma possível explicação para esse fenômeno, é a falta de predador. “Se não tem o próximo na cadeia alimentar, o anterior acaba conseguindo se reproduzir. Nosso clima também favorece muito a reprodução desse tipo de bicho”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.