Morte por Covid em Niterói é igual à perdas de 50 municípios

É assombroso constatar-se que Niterói registrou 634 óbitos causados pela Covid, número equivalente à soma de perdas de vidas registradas em 50 dos 91 municípios do interior fluminense. O número de São Gonçalo é maior (908) mas há de se considerar que a cidade vizinha supera em dobro a população da ex-capital fluminense.

Das 50 cidades em melhor situação destaca-se Trajano de Moraes, situado na Serra Friburguense, sem nenhum óbito registrado oficialmente entre seus 10.283 habitantes. Cordeiro, Lage do Muriaé e Varre Sai registraram apenas dois óbitos cada, tendo lamentados perdas de três vidas, Duas Barras, Macuco, Mendes e Quatis. Perderam quatro vidas, cada, São José do Ubá, Rio das Flores, Carmo, Cantagalo e Cardoso Moreira. Registraram cinco perdas Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Carapebus, Levy Gasparian e Miracema.

Acima de sete e até 14 estão os municípios de Cambuci, Aperibé, Arraial do Cabo, Silva Jardim, Areal, São João da Barra, Italva, Itatiaia e Sumidouro, todos com baixa população.

Mudando o padrão

Situam-se acima de 15 a 30 vidas perdidas: Conceição de Macabu, Piraí, Miguel Pereira, Rio Claro, São José do Vale do Rio Preto, Pinheiral, Armação dos Búzios, São Francisco do Itabapoana, Quissamã, Porto Real, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Paraíba do Sul, Vassouras e Valença.

Completando a lista dos 50 municípios que somaram um total de óbitos equivalente ao número registrado em Niterói, estão Sapucaia, Itaocara, São Fidélis e Porciúncula.

De todos eles o mais populoso é Valença, no Sul Fluminense (71.894) acompanhado de São Francisco do Itabapoana (41,351) Santo Antônio de Pádua (40.569), São Fidélis (37.553) e Vassouras (34.435). Todos os demais têm baixa concentração populacional e, salvo Búzios, não têm a marca de centros de atração turística ou de pontos de grande movimentação rodoviária.

Fotos Ary Bassous National Geographic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 11 =