Morre o maestro José Bernardo de Souza, fundador da Banda Santa Cecília

Morreu, neste sábado (16), o maestro José Bernardo de Souza, fundador da Banda Municipal Santa Cecília, de Niterói. O músico tinha 85 anos. A Fundação de Artes de Niterói (FAN) e a Secretaria Municipal de Cultura divulgaram nota conjunta lamentando a perda.

“É com grande pesar que a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói comunicam o falecimento de José Bernardo de Souza, o Maestro Bernardo. Nascido em 1935 em Serra Branca, então distrito de São João do Cariri, na Paraíba, com 15 anos deu os primeiros passos na música, na Banda Nossa Senhora da Conceição de Serra Branca, sob a batuta do maestro Napoleão Ferreira Leão. Anos mais tarde, tornou-se músico e depois maestro da Banda de Fuzileiros Navais da Paraíba”, diz o comunicado.

Bernardo também foi regente da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Em 1984, a convite do então prefeito Waldenir Bragança, fundou a Banda Municipal Santa Cecília, que se tornou o grupo oficial da Prefeitura de Niterói.

Ao longo de sua carreira, Bernardo recebeu várias homenagens por seus feitos no universo da música. Entre elas estão sua biografia, escrita por Nelly Therezinha; além do documentário “As Vivências do Maestro”, dirigido por Maíze Campos, cujo lançamento foi feito em cerimônia no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em 2011.

“Em 2015, o selo institucional Niterói Discos lançou o CD da Banda, que marcou sua despedida. Figura amável e generosa, Bernardo dividiu a escolha do repertório com o seu substituto, o maestro Éverton Machado. Acompanhado por sua esposa Maria da Glória Dahen de Souza, a Glorinha, Bernardo viajava anualmente à sua terra Natal para reger a Banda que o formou como músico e maestro. À família, aos amigos e às gerações de músicos formados por ele, oferecemos nossos mais profundos sentimentos”, complementa a nota da FAN.

José Bernardo de Souza era casado e deixa dois filhos, além de netos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 10 =