Morre o arquiteto Pedro Lentino

A cidade de Niterói perdeu na quarta-feira (20) um de seus mais ilustres representantes, o arquiteto Pedro Alfredo de Moraes Lentino. Ele foi secretário de Urbanismo de vários prefeitos da cidade, como Emílio Abunaman, Ivan de Barros, Ronaldo Fabrício, Moreira Franco e Waldenir Bragança. O sepultamento foi realizado de tarde, no Cemitério São Lázaro de Itaipu.

Pedro Lentino também foi secretário de Fazenda, e entre as obras importantes da cidade que contaram com sua contribuição está o túnel que liga os bairros de Icaraí e São Francisco, entre outras. Nas eleições de 2008, Pedro Lentino foi candidato vice-prefeito na chapa de Rodrigo Neves, que perdeu nas urnas para Jorge Roberto Silveira.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou uma nota sobre a passagem de Pedro Lentino, que foi diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

“Arquiteto, Pedro Lentino é ex-diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU), diretor do Pólo Universitáro de Rio das Ostras da UFF e ex-secretário de Urbanismo em diversas gestões da Prefeitura de Niterói. Pedro Lentino teve papel importante assessorando os reitores da UFF nas últimas décadas.Neste momento de pesar, a UFF se solidariza aos familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto”.

O secretário de Urbanismo de Niterói, Renato Barandier, também se manifestou

“O falecimento de Pedro Lentino é uma perda que a gente lamenta muito. Ele deixa uma história que nos enche de orgulho e influencia gerações de arquitetos. Pedro Lentino sempre vai ser lembrado pelos niteroienses pelo legado que construiu e deixou para a cidade. Foram obras importantes, assinadas por ele, e que marcaram a história de Niterói, como o alargamento da Jansen de Melo, e da Avenida Marquês do Paraná até a Avenida Amaral Peixoto, com o icônico corte do prédio daquela esquina, a orla de Piratininga e o Túnel Raul Veiga, ligando São Francisco à Avenida Roberto Silveira”, destacou Renato Barandier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =