Morre neto do fundador do Instituto Butantan

Ícaro Vital Brazil Filho, neto do cientista e fundador do Instituto Butantan, Vital Brazil Mineiro da Campanha, faleceu na sexta-feira (27) vítima da Covid-19, no mesmo dia em que o instituto protocolou o pedido na Anvisa para iniciar testes clínicos da vacina Butanvac. Ele era conhecido como Kiko, sofria de enfisema pulmonar, tinha 72 anos e deixou esposa e uma filha.

O Instituto Vital Brazil afirmou que se solidariza com toda a família e presta condolências por esta grande perda. Segundo seu irmão, Érico Vital Brazil, Ícaro começou a sentir sintomas da doença na semana passada, teve o exame confirmado no fim de semana, foi internado e intubado na quinta-feira (dia 25). O Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais mais importantes do país, situado em Niterói e atende a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos.

Vital Brazil ficou conhecido como durante as pesquisas de combate às epidemias que assolavam o país entre o final do século XIX e o início do século XX. Nascido em 28 de abril de 1865, o médico viveu até os cinco anos de idade em Campanha, no Sul de Minas Gerais. Aos 21 anos, Vital Brazil ingressou na Faculdade de Medicina do Rio e depois foi nomeado inspetor de Saúde Pública, acompanhando o avanço da febre amarela e da peste bubônica no interior paulista. Vital Brazil foi o criador do Instituto Butantan, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =