Morre, aos 90 anos, a professora Therezinha Calil Petrus

Reconhecida como uma das mulheres que mais se dedicou à filantropia pedagógica em Niterói, a professora Therezinha Calil Petrus morreu na madrugada deste sábado (10), aos 90 anos de idade. Viúva de Antônio Petrus Kalil – o Turcão, falecido em 2019, ela deixa dois filhos: Antônio Petrus Kalil Filho, e Marcelo Calil Petrus, este presidente de honra da escola de samba Unidos do Viradouro. A causa da morte de Therezinha ainda não foi divulgada, bem como detalhes sobre o seu sepultamento.

As pessoas de seu relacionamento são unânimes em ressaltar como seus atributos a generosidade e beneficência ao próximo, principalmente através da educação.

Nascida no dia dezessete de maio de mil novecentos e trinta e um, na localidade de Além Paraíba – MG, Therezinha era filha de Abdo Calil e Regina Tafache Calil. Formou-se como professora na Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Mota (SUAM), militou neste ofício durante toda sua vida.

A música sempre esteve presente em sua vida pedagógica. Ela apresentou, entre 1964 e 1975, dezesseis recitais de piano de em vários locais. Através do Ministério da Educação e Cultura, destacou-se, em 1953, na Conferência sobre atualização musical. Também teve destacada atuação no Seminário sobre aptidões musicais, promovido pela UFRRJ em 1968.

Therezinha Calil era, ainda, sócia do TIO SAM Esporte Clube e da Associação Filantrópica e Esportiva Thereza e Antonio Kali (AFETAK).

“Educando hoje aqueles que um dia serão o futuro”

Com esse lema, a Professora Therezinha Calil Petrus, através da AFETAK, desde a sua fundação em 1993, teve a iniciativa de prestar serviços na área social, apoiando a formação de inúmeras crianças carentes. A entidade oferece ensino para crianças de até seis anos, além de prestar assistência médico-odontológica a todos os matriculados.

MEDALHA TIRADENTES

Em 2014, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade, a professora Therezinha foi agraciada com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo Estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 18 =