Moradores impedem assalto em Itacoatiara

Geovanne Mendes –

A tentativa de roubo na Avenida Beira-Mar, em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, tem tirado o sossego dos moradores, já que o local, que conta com um avançado sistema de câmeras de segurança, monitorados pela associação de moradores do bairro, sempre foi considerado seguro. Só que na quarta-feira (24), por volta das 20 horas, um morador, que chegava em casa e estacionava o seu carro para entrar na sua garagem, foi surpreendido por dois bandidos que estavam em uma moto e anunciaram o assalto. O que os marginais não contavam é que outros vizinhos que estavam por perto viram toda a cena e resolveram em fração de segundos desarmar os bandidos e dominar a situação até achegada dos policiais militares do DPO que fica na entrada de Itacoatiara.

“A galera estava aqui próxima ao calçadão e quando perceberam que o senhor que mora aqui em frente estava sendo assaltado não pensaram duas vezes, aproveitaram a distração dos marginais e rapidamente conseguiram imobilizá-los. A cidade está muito perigosa e a impressão que temos é que com a abertura do túnel Charitas-Cafubá a violência aumentou”, disse um morador que estava próximo a tentativa de assalto e acompanhou a ação dos outros vizinhos para imobilizar os bandidos.

Essa preocupação com a segurança dos moradores da Região Oceânica também é compartilhada com o comandante do 12º BPM, coronel Márcio Rocha. Segundo ele, ações de repressão ao crime na região serão intensificadas e novos investimentos em parceria com a iniciativa privada já começam a sair do papel, como por exemplo as rondas policiais através de motocicletas, com manutenção feita por comerciantes e empresários da Região Oceânica. Além disso, policiais usarão bicicletas para ajudar na segurança dos moradores da região.

“Depois da abertura do túnel Charitas-Cafubá realizamos diversos estudos, inclusive com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) para monitorar esse possível avanço na criminalidade. Estamos investindo em patrulhamento para que os bandidos não tenham a sensação de liberdade para realizar assaltos tanto de um lado como do outro lado da cidade”, comentou o Coronel.

Depois desta tentativa de assalto que foi frustrada pelos moradores, a Soami, associação de moradores do bairro que monitora as ruas locais 24 horas com câmeras de segurança, pediu aos moradores que tenham cautela ao chegar ou sair de casa, momento de maior vulnerabilidade.
“Sabemos que a violência está em todos os lugares. Temos tido em Itacoatiara um número bem menor de registros do que em outros bairros, mesmo nas proximidades. Mas não estamos imunes. Por isso a importância de reforçarmos nossas iniciativas na área de segurança e de adotarmos cuidados individuais. Antes de chegar em casa, verifique se há alguém rondando nas proximidades. Esse tipo de abordagem tem sido cada vez mais comum. Se vir carros, pessoas ou motos com atitude estranha, não pare e siga para o DPO, ou avise por telefone”, disse o comunicado da Associação. Por se tratar de flagrante, o caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.