Moradores de Niterói já podem fazer denúncias pelo ‘Zap da Cidadania’

A Prefeitura de Niterói lançou, na última terça-feira (23), um número de WhatsApp para recebimento de denúncias de violações de direitos humanos. O “Zap da Cidadania” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e faz parte do Sistema Integrado de Direitos Humanos. Os niteroienses poderão reportar, através do número do WhatsApp, (21) 96992-9577, casos como intolerância religiosa, trabalho escravo, racismo, homofobia, abuso infantil e prisões injustas. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), composta por advogados, assistentes sociais e psicólogos, fará o atendimento e acompanhamento dos casos.

O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, afirmou que o objetivo da ferramenta é reduzir as violações, diminuir a impunidade e garantir o acesso aos direitos.

“Estamos cumprindo uma meta de 100 dias, conforme estratégia do nosso prefeito Axel Grael. O Zap da Cidadania vai facilitar a ponte entre as pessoas e o poder público.”, afirma o secretário Raphael.

Além do WhatsApp, o Sistema Integrado possuirá uma série de canais e equipamentos. No planejamento da SMDH, ainda no 1º semestre sera lançado o Aplicativo DH Niterói, a Casa da Mediação, o Disque 100 e o Centro de Cidadania e Justiça, com núcleos de atendimento para vítimas de violações, refugiados, moradores de área de risco e demais cidadãos que estejam buscando seus direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + doze =