Monitoramento mais abrangente em Macaé

As 12 novas câmeras de monitoramento entraram em operação, este mês, no município. Os equipamentos integram o sistema de videomonitoramento, que já conta com 54 aparelhos na cidade. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Petrobras, por meio do Programa de Desenvolvimento Social para Macaé e Região (Prodesmar).

A ideia é aumentar a sensação de segurança e, também, reduzir os índices de criminalidade, com foco na prevenção. A iniciativa tem captação dos recursos da Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica e gerenciamento da Secretaria de Ordem Pública.

De acordo com o subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana, os novos pontos foram selecionados após análise do órgão, em parceira com as forças de segurança de Macaé, por meio de avaliação técnica da mancha criminal dos últimos dois anos.

Ele acrescenta que as câmeras auxiliam, ainda, no ordenamento público, intervenções do trânsito, ações de vandalismo, ocupação irregular de logradouros e animais nas vias. “O sistema de videomonitoramento contribui para o desenvolvimento das ações dos órgãos de segurança pública, pois permite intervenções de atividades suspeitas e investigação de alguns crimes”, acrescenta Edilson.

Esta é a terceira ampliação no número de câmeras, com nove bairros contemplados. Com isso, passam para 66 os pontos monitorados 24 horas, em tempo real, na central que funciona na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar, na Barra. O diferencial desses equipamentos é que todos são em HD, com alta resolução e compatíveis com o sistema existente.

Para a secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, a população ganhou com o convênio. “Essa parceria com a Petrobras possibilitou mais segurança. Portanto, é fundamental que esse serviço tenha continuidade. A população se sente mais acolhida com o monitoramento. Por isso, a importância de sempre buscarmos recursos financeiros de outras esferas que possam gerar grandes resultados como qualidade de vida e segurança”, frisa a secretária.

Os pontos das 12 novas câmeras em funcionamento são Avenidas, Atlântica, 579 a 787, em frente à AABB, Cavaleiros e Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros; Rodovia Christiano José da Silva Junior, na Aroeira; Av. Industrial, Estrada Imburo, na Ajuda; Ruas, Professora Irene Meireles, 168 a 194, próximo ao Hotel Dubai, na Glória; Dr Bueno, 645, na Imbetiba; Evaldo Costa, no Visconde e Júlio Olivier, na Imbetiba; Avs. Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha), no Sol Y Mar; Atlântica, 1751 a 2821, nos Cavaleiros; Rua Duque de Caxias, Praça do Rodo, no Visconde e Viaduto e Avenida Rui Barbosa, no Alto dos Cajueiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − seis =