Mirante do Caju, em Maricá, terá gestão participativa

Representantes das pastas de Turismo, Esporte, Cultura, Educação, Cidade Sustentável, Desenvolvimento Econômico e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) se reuniram com representantes da Secretaria de Urbanismo para uma visita ao canteiro de obras do novo Mirante do Caju. O equipamento se encontra em fase de concretagem e discutir através de uma gestão participativa as atividades que serão implantadas no mirante, após a sua conclusão, prevista para o segundo semestre de 2021.

O secretário de Urbanismo, Celso Cabral, falou sobre como surgiu a ideia de promover a integração com outras secretarias da cidade para a discussão do espaço. Para ele, uma gestão colaborativa entre as secretarias é o melhor caminho.

“Fizemos um projeto que pudesse atender outras secretarias e diversos segmentos da cidade para além da vista do Mirante do Caju. É um lugar a ser explorado turisticamente e comercialmente, de maneira que o visitante possa passar o dia aqui. É uma entrega muito importante para a cidade e nada mais justo do que fazer essa discussão com outros secretários e subsecretários. A nossa ideia é, a partir desta conversa, entender de que forma poderemos explorar, sempre olhando um lado comercial, com a prefeitura como parceira para esse processo”, disse o secretário.

Os representantes das pastas, após o encontro discutiram sobre uma ideação colaborativa para melhor uso do espaço. O subsecretário de Turismo Thiago Medina destacou o projeto do Mirante. “Esse é um dos melhores projetos que já vi. Um dos principais atrativos do mirante, até pela localidade, pois é muito próximo do Centro, é sem dúvidas a questão turística e a ocupação do espaço através dos nossos eventos como Pratas da Casa e a Rota Gastronômica, definitivamente será muito importante para o crescimento turístico de Maricá”, avaliou.

Com um investimento de pouco mais de R$6 milhões, já está previsto no espaço de 9 mil m2 a construção de restaurantes, um anfiteatro, auditório, galerias e um estacionamento. Também está previsto uma área de convivência para piqueniques, pomar, academia para terceira idade e requalificação das pistas para a prática de downhill. O projeto do Mirante do Caju está com pouco mais de 30% da execução concluída. Foi elaborado pela secretaria de Urbanismo e está sendo executado pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).

“Essa construção é bem diferente de tudo o que temos hoje na cidade. É algo moderno e que pode absorver todo tipo de evento como feiras, teatro, shows musicais e atividades esportivas. Todos os espaços aqui se comunicam, são muitas possibilidades que podem ser exploradas sem deixar de pensar na sustentabilidade”, concluiu Ana Cláudia Garcia, arquiteta responsável pelo projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =