Minha Casa Minha Vida beneficia 220 famílias em Niterói

Pedro Conforte –

A Prefeitura de Niterói e o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, inaugurou na última sexta-feira (08) o empreendimento Bento Pestana I, no bairro do Baldeador, na Zona Norte. Com 220 apartamentos, o condomínio foi destinado a famílias vítimas de tragédias na cidade inscritas em programas sociais no município e que vinham recebendo aluguel social. As chaves dos imóveis foram entregues pelo prefeito Rodrigo Neves, pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

O empreendimento, erguido na Estrada Bento Pestana, faz parte do Programa Morar Melhor, construído com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e investimentos da prefeitura de Niterói. Nos próximos dias as famílias já se instalarão nos apartamentos. São 11 prédios de cinco pavimentos e 20 apartamentos cada um. Os imóveis têm área privativa de 45,76 m² com dois quartos, sala, banheiro e cozinha com área de serviço integrada, com piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos na cozinha e no banheiro.

O ministro das Cidades considerou um privilégio vir a Niterói para a entrega das chaves dos apartamentos. Ele, que está a apenas 15 dias no cargo, disse que a construção de moradias populares está entre suas prioridades.

“Tenho uma alegria enorme de estar aqui entregando esses apartamentos para famílias que viveram anos de agonia. Nos próximos anos o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, pretende construir 25 mil moradias, para beneficiar cerca de 100 mil brasileiros”, destacou Alexandre Baldy.

O prefeito Rodrigo Neves disse que a entrega dos imóveis é mais uma vitória de sua administração e representa o fim do sofrimento de muitas famílias que perderam seus imóveis em tragédias como a ocorrida no Morro do Bumba, em 2010.

“Quando houve a tragédia do Bumba eu fui um dos poucos políticos a ir até lá. Eu perdi amigos ali e quando eu assumi a prefeitura em 2013 procurei a Caixa para, juntos, resolvermos essa situação. Já entregamos 1,5 mil imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até três salários-mínimos. Hoje estamos entregando esses 220 apartamentos, no primeiro semestre de 2018 vamos entregar mais 350 unidades aqui do lado, no empreendimento Bento Pestana II, e entregaremos mais mil unidades no segundo semestre. Nossa meta é chegar a 2020 com nenhuma família recebendo aluguel social e sem ter onde morar em Niterói”, disse o prefeito.

As 220 famílias que ocuparão o empreendimento não pagarão pelos imóveis. Elas receberão gratuitamente os apartamentos como forma de compensação pela perda dos imóveis que possuíam em áreas consideradas de risco na cidade e deixarão de receber o aluguel social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =