Metade das famílias carentes de Niterói recebeu kit digital

Anderson Carvalho –

Faltando menos de um mês para o fim do sinal analógico das televisões no estado do Rio de Janeiro – o prazo para o desligamento é o dia 25 de outubro – 15.992 famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal em Niterói receberam kit gratuito com conversor e antena para instalar a TV digital. O número equivale a 53% do total de 30.009 famílias atendidas por projetos como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Quem não é beneficiário já está comprando os equipamentos ou um aparelho de TV Digital. No estado do Rio, 80% das famílias já adquiriram o conversor e 700 mil kits foram distribuídos, dos 1,2 milhão disponibilizados gratuitamente. Os dados são da ONG Seja Digital, responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital.

O adaptador é necessário apenas para os televisores antigos, de tubo ou os de tela plana produzidos até o ano de 2010. A partir de 2011, todos os televisores fabricados no país já vêm equipados com o conversor digital, sendo necessário apenas adquirir a antena UHF. Atualmente, as emissoras ainda transmitem os dois sinais, mas a partir do dia 25 de outubro apenas o sinal digital vai chegar às casas de 19 municípios do estado: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Quem não tem direito a receber o conversor e a antena pode adquirir o aparelho no comércio local. O preço do conversor está na faixa de R$ 80. A jornalista Cristiane Crellier instalou a antena no prédio onde mora e é síndica, no bairro do Ingá, na Zona Sul de Niterói. “Antes a imagem da antena coletiva era ruim e apenas um morador utilizava. Agora, outros moradores estão solicitando a instalação do cabo da antena coletiva devido à boa qualidade da imagem, Também coloquei em casa. Além da imagem boa, agora posso ver os telejornais locais. Eu gosto também da TV digital porque dá para ver a programação”, contou.

Também estão sendo organizados feirões em parceria com redes varejistas, para facilitar a aquisição do equipamento. Amanhã, os feirões serão feitos no Bangu Shopping, Shopping São Gonçalo, Caxias Shopping, Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Mercadão de Madureira e Calçadão de Campo Grande. Em São Gonçalo, das 117.660 famílias beneficiárias de programas sociais, 66.392 (56%) receberam o kit gratuito.

Nesta sexta-feira (29), a Caravana da TV Digital estará em Itaboraí. A ONG Seja Digital, em parceria com a ONG Programando o Futuro, estacionará ônibus adaptado, das 8h às 12h, na Rua Prefeito Jonathas Pedrosa, 324 a 326, Quadra 25, no bairro Jardim Planalto, no distrito de Manilha, para apresentar informações sobre o desligamento do sinal analógico. As famílias inscritas em programas sociais poderão ver se têm direito ao kit e realizar agendamento para retirá-lo nos pontos de distribuição. O atendimento oferecerá ainda corte de cabelo, aferição da pressão, atividades recreativas e pintura facial para as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + quatro =