Menores infratores furtam e danificam escola técnica no Barreto

Um grupo de menores infratores está sendo apontado como responsáveis por uma série de furtos nas dependências da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no Barreto, Zona Norte. O fato foi constatado pela polícia, na noite de terça-feira, quando a PM foi informada que menores infratores estariam furtando e depredando a unidade de ensino, considerada uma das referências no ensino público na cidade. De acordo com informe policial, quatro desses menores que integrariam o tal bando de infratores foi apreendido e conduzido para DP, na noite de terça-feira, mas liberado em seguida com a presença dos responsáveis. Um dos menores teria apenas 12 anos de idade, e outro infrator seria aluno do 9º ano na própria unidade.

Policiais puderam ainda constatar o estado de abandono que se encontra a unidade de ensino, com mato crescendo para todos os lados e tomando o espaço que antes era destinado a lazer, como campos e quadras da escola. Ainda segundo foi apurado, antes de um trabalho de perícia ser realizado na tarde de ontem, foi registrado arrombamento de várias salas, destinadas a professores, coordenação e direção, laboratórios e vários armmários, além da cantina e salas destinadas ao ensino fundamental. Pelo menos 8 monitores foram furtados, sendo 3 deles recuperados, além de microscópios (novos) que teriam sido furtados. Um levantamento deve ser realizado para se ter noção da extenção dos danos causados pelos infratores e dom patrimônio dilapidado.

Na noite desta terça-feira, após serem acionados, policiais militares surpreenderam um grupo infrator nas dependências da escola, o que deu início a uma perseguição. Ao perceceberem a presença da polícia os menores fugiram correndo pulando muros e até invadiram um condomínio situado nas proximidades da escola que estava sendo saqueada. Moradores entraram em pânico, por volta das 21h30m. Várias viaturas do 12º BPM foram mobilizadas para as imediações da Rua Guimarães Junior e um cerco foi montado. Quatro menores foram apreendidos, sendo um deles com 12 anos de idade e outro revelou que estudava na unidade educacional. Outros menores que também estariam envolvidos no arrombamento e furto conseguiram fugir. Quatro acusados foram conduzidos para 78ª DP (Fonseca) e liberados após a chegada dos responsáveis. Ainda no fim da manhã de ontem , policiais militares do 12º BPM foram até a escola e constataram os danos causados. O policiamento na região deve ser intensificado.

Na tarde de ontem, a assessoria de Comunicação da FAETEC esclareceu que os equipamentos furtados da unidade Henrique Lage foram recuperados listando: 2 computadores, 2 notebooks, 4 teclados, 3 microscópios, 3 mouses, 2 fontes de energia, 1 aparelh celular, e caixa de lâminas para microscópio. Sobre o trabalho de capina no terreno da unidade, a FAETEC explicou que o atraso seria por conta do impasse com relação ao pagamento de um empresa terceirizada, acrescentando que por ocasião da ocorrência, na noite de terça-feira, o fornecimento de energia na Rua Guimarães Junior havia sido interrompido pela concessionária Ampla, finalizando ainda afirmando que na unidade (devido ao mesmo impasse relativo a capina) não dispõe de vigilante patrimonial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *