Médico veterinário tem trabalhos reconhecidos pela ABRAVEQ

O médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, João Cardoso de Melo, pós-graduando do Curso de Especialização em Oftalmologia, teve dois trabalhos realizados no município certificados pela Associação Brasileira de Veterinários de Equinos (Abraveq), durante a XVIII Conferência Anual realizada em Águas de Lindóia (São Paulo), de 2 a 4 deste mês.

O primeiro trabalho sobre “Tratamento de Úlcera Indolente em Equino” aconteceu a partir de uma visita para avaliação de um equino que apresentava blefaroespasmo grave no olho esquerdo. O animal foi submetido a exame oftalmológico, e devidamente medicado. O tratamento de uma úlcera indolente ocorreu em um Quarto de milha, com dois anos de idade.

Já o segundo trabalho “Leucoma bilateral associado com membrana pupilar persistente em equinos” trata de um relato de um proprietário de um equino da cidade que buscou avaliação oftalmológica, já que o animal apresentava manchas brancas nos olhos. Ele pediu um diagnóstico e informações sobre as condições visuais do equino. A doença estava em estado crônico, sem tratamento por ser uma patologia pouco frequente.

O médico veterinário lembrou que os dois casos estão relacionados à oftalmologia, e os animais estão sendo mantidos clinicamente muito bem.

“Para a lesão no olho, foi utilizado o tratamento alternativo associado ao tratamento clínico convencional. Com 14 dias, o resultado foi excelente com total recuperação da córnea do animal. A transparência do animal foi preservada, sem qualquer lesão”, explicou, acrescentando que o reconhecimento dos trabalhos apresentados na Conferência foi gratificante, uma vez que, o evento da Abraveq é uma referência nacional por reunir clínicos e cirurgiões de diversos estados brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 1 =