Imagem Principal
Imagem
Velório de Antonio José começa as 14 horas
Velório de Antonio José começa as 14 horas
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 30 de junho de 2022FacebookTwitterInstagram

O velório do advogado Antonio José Barbosa começa as 13h45 no cemitério Parque da Colina, em Niterói. O sepultamento vai ser as 15h45.

Toninho, como era conhecido, Faleceu ontem (29) a noite, em Niterói aos 84 anos. Ele foi um dos mais importantes representantes do Direito Trabalhista fluminense e estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

Anteontem (28) foi seu aniversário. Ele lutava contra o câncer desde 2016. Querido e respeitado não só na advocacia, mas pela sociedade niteroiense, o advogado e jornalista deixa a esposa, a juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, 4 filhos, netos e bisnetos.

O que parecia impossível tornou-se realidade. Contrariando todas as expectativas, Antonio José Barbosa da Silva, o então “Toninho da Afat”, venceu as eleições para a presidência da OAB Niterói com apenas 87 votos à frente do candidato da situação, no final de 2006.

E de 2007 até 2018, o inicialmente “azarão” tornou-se sempre favorito nas quatro eleições subsequentes, elevando a entidade ao mais alto grau de respeito, crescimento e sucesso, transformando uma instituição degradada na maior Subseção do país.

Rapidamente tornou-se o “Toninho da OAB”. Talentoso e carismático, o advogado também possuía em seu currículo a veia de jornalista, tendo se iniciado nesta profissão, quando trabalhou nos jornais Diário de Notícias e O Fluminense, além de assessorias de Comunicação.

Antes de chegar à presidência da OAB Niterói, Antonio José presidiu a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades, reestruturando a entidade, além de fundar e dirigir a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ).

Sempre na luta pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados, Antonio José esteve à frente da OAB Niterói por 12 anos, deixando um grande legado. Foi um grande líder.

Nascido em Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, escolheu Niterói para morar e atuar. Sua história jamais será esquecida não só pelos advogados de Niterói, mas de todo o país. Em reconhecimento à sua atuação, Antonio José Barbosa da Silva recebeu 103 homenagens, entre placas, troféus, moções e medalhas, ao longo de suas quatro vitoriosas gestões, oferecidas pelas mais diversas instituições.

Relacionadas