Imagem Principal
Imagem
UFF é destaque em estudo britânico de melhores universidades
Instituição teve bons índices em nove segmentos
UFF é destaque em estudo britânico de melhores universidades
Luan Sanchez
Por: Luan Sanchez Data da Publicação: 29 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Campus da UFF, em Niterói (Foto: Paula Fernandes/SCS)

A Universidade Federal Fluminense (UFF) segue sendo destaque. Após ser a melhor federal do estado do Rio de Janeiro, no no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (iESGo), reformulado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a instituição foi bem avaliada pelo THE World University Rankings by Subject 2025, levantamento feito pela consultoria britânica Times Higher Education. As informações são do Ministério da Educação.

Foram analisadas universidades do mundo todo, em 18 áreas do conhecimento, com base em critérios como qualidade do ensino, impacto da pesquisa e internacionalização. A UFF foi bem avaliada nos segmentos Artes e Humanidades; Medicina e Saúde; Ciências da Vida; Engenharia; Direito; Educação; Negócios e Economia; Psicologia; e Ciências Físicas.

"A presença da UFF entre as melhores do mundo em diversas áreas reflete o esforço continuado da nossa comunidade acadêmica, que, a despeito dos desafios, segue entregando excelência em ensino, pesquisa e extensão. Este reconhecimento, embora não deva ser utilizado para taxar as universidades públicas, pois não reflete a fundo suas múltiplas entregas, evidencia a excelência do trabalho realizado e do nosso compromisso com a transformação social e, consequentemente, com o desenvolvimento nacional. Ele também materializa nossas ações institucionais voltadas ao estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento com impacto real na vida das pessoas. Parabenizo toda nossa comunidade acadêmica e seguiremos sempre firmes no propósito de ampliar nosso impacto social e fortalecer nossa posição como referência global”, disse o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, com exclusividade, à A Tribuna.

Outra instituição do Rio de Janeiro que apareceu na lista foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além das categorias em que a UFF esteve presente, a UFRJ se destacou em Ciências Sociais e Ciência da Computação.

Relacionadas