Assinante
Entrar
Cadastre-se
Após duas edições de sucesso, o Festival Marazul retorna em 2024 para seu terceiro ano de celebração da cultura niteroiense. A programação promoverá shows, exposições e atividades interativas que irão homenagear importantes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Belchior. Todos os eventos são gratuitos.
Organizado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e com curadoria do cantor e compositor Marcos Sabino, a terceira edição do Marazul começa nesta terça-feira (12) e vai até domingo (17), com palcos espalhados por pontos emblemáticos da cidade, promovendo uma verdadeira imersão cultural.
O Festival Marazul nasceu em 2022 com o desejo de resgatar o laço do “Clube da Esquina” com a cidade de Niterói. Segundo a história, Milton Nascimento e companhia limitada alugaram uma casa na Prainha de Piratininga, em uma região chamada de Marazul, na Região Oceânica do município, e compuseram quase 90% do disco que fez história. Em 2024, o Festival, oficialmente, entrou no calendário de eventos da cidade.
Inspirado pela atmosfera única dos anos 1970 e pelos icônicos álbuns de MPB, a edição deste ano traz grandes nomes da MPB como Guilherme Arantes, MPB4, The Fevers e 14 bis, Marcos Sabino e Dalto. Além disso, o evento homenageia Belchior e traz uma nova curadoria voltada para a diversidade musical e o diálogo entre diferentes gerações de músicos.
No primeiro dia de evento, 12 de novembro, às 17h, o público presente no Theatro Municipal de Niterói, irá conferir a exposição itinerante "Imagens do Marazul", uma coleção de fotografias que capturam momentos históricos do festival e da cena musical niteroiense.
O dia de abertura contará com um talk show especial sobre os anos 70 e a MPB, às 19h, com a presença de Magrão e Cláudio Venturini (14 Bis), Miltinho (MPB4) e a cantora Anastácia (conhecida como a Rainha do Forró, que foi esposa e parceira musical do Rei do Baião, Luiz Gonzaga).
Já no dia 13 de novembro, o Solar do Jambeiro recebe os workshops "Direito autoral na prática", "Como receber direitos de execução pública" e "Fiz minha música, e agora?", promovidos pela União Brasileira de Compositores (UBC) em parceria com o Festival.
A programação especial continua no dia 14 de novembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, onde a exposição de fotos estará novamente aberta ao público a partir das 17h. Às 20h, a atração principal será o show "Nos Tempos dos Bailes", com a banda The Fevers, relembrando o clima dos tradicionais bailes que marcaram os anos 60 e 70. Já no dia 15 de novembro, o grupo MPB4 celebra seus 60 anos de carreira com um show especial às 20h, oferecendo ao público um repertório que reflete sua contribuição à música popular brasileira.
No dia 16 de novembro, as festividades se deslocam para o palco principal na Praia de Piratininga. Às 19h, no show "Niterói homenageia Belchior", 12 artistas niteroienses de destaque de diferentes gerações prestam uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com direção musical de Rick Ferreira. O show continua às 21h30 com a banda 14 Bis, representante da segunda geração do Clube da Esquina, enquanto Chico Aguiar, o "Homem Baile", anima os intervalos.
Para encerrar o festival no dia 17 de novembro, o público será recepcionado pelo som da Orquestra de Sopros do Aprendiz musical às 18h, seguida de um show de Guilherme Arantes às 21h, trazendo seus grandes no palco de Piratininga.
A programação completa e a lista de artistas que irão participar do festival estão disponíveis no site da Fundação de Arte de Niterói (FAN).