Imagem Principal
Imagem
Terceira edição do Festival Marazul começa nesta terça (12)
Evento vai homenagear grandes nomes da MPB
Terceira edição do Festival Marazul começa nesta terça (12)
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 11 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

Após duas edições de sucesso, o Festival Marazul retorna em 2024 para seu terceiro ano de celebração da cultura niteroiense. A programação promoverá shows, exposições e atividades interativas que irão homenagear importantes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Belchior. Todos os eventos são gratuitos.

Organizado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e com curadoria do cantor e compositor Marcos Sabino, a terceira edição do Marazul começa nesta terça-feira (12) e vai até domingo (17), com palcos espalhados por pontos emblemáticos da cidade, promovendo uma verdadeira imersão cultural.

O Festival Marazul nasceu em 2022 com o desejo de resgatar o laço do “Clube da Esquina” com a cidade de Niterói. Segundo a história, Milton Nascimento e companhia limitada alugaram uma casa na Prainha de Piratininga, em uma região chamada de Marazul, na Região Oceânica do município, e compuseram quase 90% do disco que fez história. Em 2024, o Festival, oficialmente, entrou no calendário de eventos da cidade.

Inspirado pela atmosfera única dos anos 1970 e pelos icônicos álbuns de MPB, a edição deste ano traz grandes nomes da MPB como Guilherme Arantes, MPB4, The Fevers e 14 bis, Marcos Sabino e Dalto. Além disso, o evento homenageia Belchior e traz uma nova curadoria voltada para a diversidade musical e o diálogo entre diferentes gerações de músicos.

No primeiro dia de evento, 12 de novembro, às 17h, o público presente no Theatro Municipal de Niterói, irá conferir a exposição itinerante "Imagens do Marazul", uma coleção de fotografias que capturam momentos históricos do festival e da cena musical niteroiense.

O dia de abertura contará com um talk show especial sobre os anos 70 e a MPB, às 19h, com a presença de Magrão e Cláudio Venturini (14 Bis), Miltinho (MPB4) e a cantora Anastácia (conhecida como a Rainha do Forró, que foi esposa e parceira musical do Rei do Baião, Luiz Gonzaga).

Já no dia 13 de novembro, o Solar do Jambeiro recebe os workshops "Direito autoral na prática", "Como receber direitos de execução pública" e "Fiz minha música, e agora?", promovidos pela União Brasileira de Compositores (UBC) em parceria com o Festival.

A programação especial continua no dia 14 de novembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, onde a exposição de fotos estará novamente aberta ao público a partir das 17h. Às 20h, a atração principal será o show "Nos Tempos dos Bailes", com a banda The Fevers, relembrando o clima dos tradicionais bailes que marcaram os anos 60 e 70. Já no dia 15 de novembro, o grupo MPB4 celebra seus 60 anos de carreira com um show especial às 20h, oferecendo ao público um repertório que reflete sua contribuição à música popular brasileira.

No dia 16 de novembro, as festividades se deslocam para o palco principal na Praia de Piratininga. Às 19h, no show "Niterói homenageia Belchior", 12 artistas niteroienses de destaque de diferentes gerações prestam uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com direção musical de Rick Ferreira. O show continua às 21h30 com a banda 14 Bis, representante da segunda geração do Clube da Esquina, enquanto Chico Aguiar, o "Homem Baile", anima os intervalos.

Para encerrar o festival no dia 17 de novembro, o público será recepcionado pelo som da Orquestra de Sopros do Aprendiz musical às 18h, seguida de um show de Guilherme Arantes às 21h, trazendo seus grandes no palco de Piratininga.

A programação completa e a lista de artistas que irão participar do festival estão disponíveis no site da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Relacionadas