Assinante
O Brasil é o país com mais representantes na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que começa neste domingo (14). Serão quatro clubes brasileiros, ou seja, quatro oportunidades diferentes do país ser campeão. Mas as probabilidades positivas do Brasil sair com a taça inédita param por aí.
O supercomputador da Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, não acredita na “força nos números” do Brasil. Segundo um ranking feito pela empresa com a probabilidade de cada time ser campeão do torneio, os brasileiros não somam nem 1% de chance.
Palmeiras e Flamengo são os brasileiros com a “maior” chance de levantar a taça, segundo a análise da Opta. Ambas as equipes têm 0,3% de chance de ser campeão do Super Mundial, o que coloca o Verdão e o Rubro-Negro com a 13ª e 14ª, respectivamente, maiores probabilidades entre todos os 32 participantes.
Se o torcedor do Palmeiras e do Flamengo achou ruim a probabilidade de 0,3%, imagina o do Fluminense e do Botafogo. Segundo a Opta, o Tricolor e o Glorioso tem 0% de chance de ser campeão da Copa do Mundo de Clubes. Não, você não leu errado. Para o supercomputador, o título tricolor ou alvinegro não é nem uma possibilidade.
Fluminense e Botafogo são dois de oito times que têm considerada 0% de chance de levantar a taça em meados de julho. Assim, quando somadas as chances dos quatro brasileiros, a probabilidade do Brasil sair campeão do torneio é de 0,6%.
Segundo o ranking da Opta, o favorito ao título do Super Mundial é o atual campeão da Champions League, o PSG, com 18,5% de chance. Os 11 primeiros colocados do ranking são da Europa, com o primeiro não-europeu sendo o River Plate, com o mesmo 0,3% de probabilidade que Flamengo e Palmeiras.
O ranking não leva em conta apenas probabilidade de título, mas chances de cada time avançar em cada fase.
O Flamengo é o clube brasileiro com maior probabilidade de avançar para o mata-mata, com 51,8%, seguido de perto pelo Palmeiras, com 51,3%. O Fluminense tem 39,4% e o Botafogo, que encara dois europeus no grupo, tem 15,6%. Talvez por isso as chances de título do Glorioso sejam consideradas nulas pelo supercomputador.
Já em relação às chances de avançar para as quartas de final, o Palmeiras é o melhor resultado do Brasil, com 15%, enquanto o Flamengo tem 14,4%, o Fluminense tem 9,7% e o Botafogo tem 6,7%.
O Flamengo tem 4,8% de chance de chegar à semifinal, o Palmeiras tem 4,7%, o Fluminense tem 1,8% e o Botafogo tem 1,5%. Já para chegar até a final, as chances do Rubro-Negro e do Alviverde são de 1,3%, enquanto Tricolor e Alvinegro tem 0,3% de probabilidade de estar entre os dois melhores.