Imagem Principal
Imagem
PF investiga desvio milionário de recursos do SUS em cidades do Rio
Operação apura irregularidades em contratos de organização social com prefeituras Duque de Caxias, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Cordeiro e Quissamã
PF investiga desvio milionário de recursos do SUS em cidades do Rio
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 10 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução
Imagem destacada

Um esquema de desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) é investigado pela Polícia Federal por envolver crimes como peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O caso tem como ponto de partida contratações realizadas por uma organização social entre 2022 e 2024, junto a prefeituras de diversos municípios do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Cordeiro e Quissamã.

Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Antracito, com apoio da CGU, para aprofundar as investigações. Policiais federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Rio Bonito, Santa Maria Madalena e Cachoeiras de Macacu.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), os contratos firmados com a entidade somam cerca de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 91 milhões em recursos federais. Auditorias do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da própria CGU revelaram graves irregularidades nas contratações, incluindo ausência de seleção objetiva, falta de comprovação de prestação de serviços e direcionamento de contratos, inclusive em favor de empresas recém-constituídas.

A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé (DPF/MCE). Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de capitais.

Relacionadas