Imagem Principal
Imagem
Peixes enlatados: Maricá visa produzir 5 milhões ao ano
Fábrica no bairro de Bambuí deverá seguir modelo português de produção
Peixes enlatados: Maricá visa produzir 5 milhões ao ano
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 14 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá está estudando modelos internacionais para implantar uma fábrica de conservas de pescados no bairro de Bambuí. Como parte da iniciativa, representantes do governo municipal visitaram a fábrica da COMUR, em Portugal, referência no setor.

O objetivo da viagem foi conhecer práticas que possam gerar emprego e renda em Maricá, aproveitando o potencial local da pesca e da aquicultura sustentável, que já inclui a criação de tilápias e camarões com técnicas que respeitam o meio ambiente.

Com base no modelo português, a previsão é que Maricá produza cerca de 5 milhões de unidades de pescado enlatado por ano, incluindo espécies pouco exploradas nesse formato no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva local e ampliar a geração de renda.

Entre os peixes que poderão ser enlatados estão tilápia, pirarucu, robalo, dourado, camarão e polvo. Os produtos devem ser vendidos em lojas com a marca de Maricá e, futuramente, inseridos em mercados internacionais, como a loja “O mundo fantástico das sardinhas”, em Portugal, que também possui franquia em Nova Iorque.

Segundo o presidente da Biotec (Companhia Maricá Alimentos), Marlos Costa, o modelo da COMUR mostrou como é possível agregar valor ao pescado e beneficiar toda a cadeia produtiva. Já o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, destacou o potencial do projeto para gerar empregos e colocar Maricá no mapa nacional e internacional da indústria pesqueira.

Relacionadas