Imagem Principal
Imagem
Paraty em Foco faz 20 anos com homenagem e presença de Sebastião Salgado
Festival internacional de Fotografia reúne grandes nomes da fotografia mundial, com extensa programação, de 11 a 15 de setembro, na Cidade Histórica de Paraty, no Rio de janeiro.
Paraty em Foco faz 20 anos com homenagem e presença de Sebastião Salgado
Foto do autor LAM LAM
Por: LAM Data da Publicação: 09 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: André Magarão - divulgação.

Com o reconhecimento dos grandes nomes da fotografia mundial, o Paraty em Foco -Festival Internacional de Fotografia de Paraty chega à sua 20ª edição de 11 a 15 de setembro (quinta a domingo), na Cidade Histórica de Paraty. 

Idealizado por Giancarlo Mecarelli com o lema de ser um evento para todos os olhares, nesse ano, a homenagem é para o ilustre Sebastião Salgado, que realiza aula mestra no dia 14 de setembro, sábado, às 20 horas, e ganha exposição Sebastião Salgado em Foco, na Praça da Matriz.

                                                                                    Foto: Wania Corredo

                           

                                                                           Foto: Jaqueline Hoofendy

                           

                                                                            Foto: Evandro Teixeira

                                                                                              

                                                                               Foto: André Magarão

                                                               Foto: Maria de la Paz Gutierrez

                                                                                  

                                                                                     Foto: Paulo Rapoporte

                                                                                                 

                                                                       Foto: Douglas Fischer

“Nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico colocou a fotografia diante de um processo irreversível: a democratização”, afirma Mecarelli

E para contar sobre essas duas décadas de história, grandes mestres se unem na extensa programação – com mais trinta nomes que participam de encontros e muita conversa como público presente. 

Bate-papos que acontecem na Casa de Cultura de Paraty, “onde tudo começou em 2005”, comemora o italiano Mecarelli que construiu brilhante carreira na publicidade (biografia de Giancarlo no drive) e escolheu Paraty como sua casa no Brasil.

Nomes nacionais e internacionais, do cinema, da fotografia, das artes plásticas, do cotidiano, das aventuras, da história contada pelo olhar de fotógrafos brilhantes, como de Evandro Teixeira, João Roberto Ripper e Sergio Burgi, que se unem ao elenco composto, por: Alessandra Vannucci, André Teixeira, Andrea Nestrea, Carlos Gandara, Cristiano Mascaro, Daniel Menin, Dante Gastaldoni, Emídio Luisi, Gabriela Biló, Gisele Porcaro, Ileana Pradilla Ceron, Isis Medeiros, Jacqueline Hoofendy, Joaquim Marçal, José Luiz Pedro, Leda Zogbi, Luciano, Candisani, Luiz Garrido, Marcio Scavone, Mirian Fichtner, Mônica Zarattini , Paulo Marcos de Mendonça Lima, Reginaldo Leme, Ricardo Martinelli, Sérgio Branco, Tania Rivera e Wania Corredo. 

Concurso de fotografia do Festival chega com sua tradicional exposição, a partir da convocatória anual, Convocatória em Foco 20 Anos, uma janela aberta para novos talentos, ou mesmo profissionais consagrados exibirem sua produção, com imagens selecionadas por um júri de grandes profissionais da fotografia. 

Neste ano, os vencedores dos trabalhos enviados para a Convocatória. Na categoria Fotos Únicas o vencedor foi Rafael Beck e, na categoria Ensaio, o ganhador é Paulo Rapoport. Estarão expostos 10 trabalhos das categorias Ensaio e Fotos Únicas e 25 selfies que compõem a categoria,

Me mostra o selfie que mostro o meu, que completam a exposição a céu aberto na Quadra da Matriz, um dos pontos nobres do Centro Histórico da cidade de Paraty. Curador e diretor do Paraty em Foco, Giancarlo Mecarelli afirma que a partir dos celulares e câmeras profissionais mais acessíveis, camadas crescentes da população ganharam a possibilidade de registrar sua própria História, além da chance de criar e exibir obras visuais e de se inserir num mercado antes restrito às classes mais privilegiadas. Umarevolução com impactos ainda incertos. 

Em junho de 2004, em uma viagem de trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarellivisita Paraty. 

Encantado pelo Centro Histórico e a beleza que o circunda (ilhas e praias paradisíacas), e com a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide então deixar a Itália onde vivia há 22 anos. 

Em janeiro de 2005, se instala no Centro Histórico, onde abriu a Galeria ZOOM de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia. O evento começou discreto: a primeira edição do Festival teve cinco palestras, uma exposição na Igreja Santa Rita com 30 imagens dos jovens alunos do Itae e um leilão com obras doadas por fotógrafos. 

O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e trouxe convidados como Cristiano Mascaro e Thomaz Farkas. “Ao longo desses 20 anos, o Paraty em Foco, além de celebrar os grandes nomes da fotografia, acompanhou e abriu espaço para essa produção emergente, dentro de sua filosofia básica, expressa no lema “Um Evento para todos os Olhares”.

Apostou, também, no papel da imagem como instrumento de denúncia e cobrança, e na estreita relação com a comunidade paratiense, acreditando no Festival como promotor da educação visual e da própria cidade como destino turístico e cultural”, reflete Giancarlo Mecarelli idealizador e diretor geral do Festival Paraty em Foco.
 

Relacionadas