Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Prefeitura de Niterói vai criar novos postos de atendimento para os cidadãos que utilizam os ônibus municipais realizarem o cadastro ou atualização no Bilhete Único de Niterói. Serão 8 pontos de atendimento espalhados pela cidade e um no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. Quem estiver cadastrado, não pagará o aumento de tarifa determinado pela Justiça
Os locais de atendimento serão:
Fonseca - Alameda São Boaventura, 770 - Horto do Fonseca
Barreto - Rua Dr Luiz Palmier s/n - Horto do Barreto
Jurujuba - Rua Carlos Ermelindo Marins, 34 - CÉU Jurujuba
Região Oceânica - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 - CISP Piratininga
Ilha da Conceição - Rua Jornalista Sardo Filho s/n (anexo ao Centro Social Urbano - CSU)
Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil - Rua Itaperuna, 19 - Pé Pequeno
Largo da Batalha - Praça Levi Francisco Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha)
Caramujo (Núcleo Executivo Regional) - Rodovia Amaral Peixoto, 570 / RJ 104
SEM ÁGUA
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou o expediente mais cedo, ao meio dia, na última sexta-feira, 29. A medida foi determinada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, (União Brasil) e motivada pelo problema no abastecimento de água em diversas regiões da cidade do Rio. Permaneceram no expediente normal apenas os setores cujas atividades não poderiam ser suspensas em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, especialmente quanto à segurança.
MEDALHA TIRADENTES
A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e de Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, vai ser contemplada com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Alerj. O autor da homenagem é o deputado estadual Vítor Júnior (PDT). A proposta foi aprovada pelo plenário da Casa na última quinta-feira, 28.
POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA
A Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj vai debater os avanços e possibilidades da política socioeducativa do Estado em audiência pública na segunda-feira, 02, às 14h30. O evento será na sala 1801 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, com transmissão ao vivo pelo youtube Alerj Digital.A audiência será feita em conjunto com a Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Entre os convidados, a vereadora carioca Mônica Cunha, que preside a Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal; Rodrigo Azambuja, da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Mônica Alkmim, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); além de grupos, ONGs e organizações que trabalham e pesquisam sobre essa temática.
BILHÕES AOS MUNICÍPIOS
De janeiro a novembro deste ano, o Fundo de Participação dos Municípios destinou cerca de R$ 146 bilhões. O valor é superior aos que as prefeituras receberam no mesmo período de 2023, que foi de R$ 137 bilhões, um aumento de 6,4%. Com esses valores, segundo o FPM, as prefeituras começarão 2025 com um pouco de alívio financeiro.
DIREITOS DA GESTANTES
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão, projeto de lei, que garante à gestante assistida pelas unidades de saúde pública do estado, o direito ao conhecimento e à vinculação prévia à maternidade na qual será realizado o seu parto e à maternidade na qual ela será atendida nos casos de intercorrência pré-natal. A vinculação da gestante à maternidade em que se realizará o parto e na qual será atendida nos casos de intercorrência dar-se-á no ato de sua inscrição no programa de assistência pré-natal, sempre que possível na unidade hospitalar mais perto da residência da gestante. Agora, vai para a sanção ou veto do governador Cláudio Castro.
PED DO PT
O PT planeja realizar o seu tradicional Processo de Eleições Diretas (PED), onde escolhe o presidente, os membros da Executiva e do Diretório, até junho do próximo ano. Ocorre a cada dois anos, nos diretórios municipais, estaduais e o nacional. Em Niterói, o atual presidente é o vereador Anderson Pipico, que já foi reeleito ao cargo em 2023. A sigla busca um nome de consenso na cidade. Já o PT estadual deverá reeleger o atual presidente, João Maurício de Freitas, eleito vice-prefeito de Maricá.
MAIS EMPREGOS EM NITERÓI
Os municípios de São Gonçalo e Niterói foram os que mais tiveram contratações em vagas formais no mês de outubro, segundo a Firjan Leste Fluminense. No primeiro foram gerados 681 empregos e no segundo, 629. No ranking estadual, as duas cidades aparecem em segunda e terceira posições, respectivamente. Entre as atividades que mais geraram empregos estão Comércio Varejista, Comércio por Atacado, Serviços de Escritório e Apoio Administrativo e Alimentação. Em toda a região, ao todo, foram criados 2.266 novos postos de trabalho, um número 69,3% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.338 contratações formais. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais, da Firjan.
ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO DO HIV
Itaboraí é a única cidade do Leste Fluminense contemplada pelo Ministério da Saúde com a Certificação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B. O município é um dos 151 em todo país (com mais de 100 mil habitantes), junto com Volta Redonda, Campos de Goytacazes e Itaperuna, no estado, que recebeu o reconhecimento. A solenidade de entrega do certificado foi na sexta-feira, 29. Itaboraí recebeu o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Agora, a expectativa da pasta para 2025 é solicitar a certificação de país livre da transmissão vertical de HIV à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
COLAR DO MÉRITO
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu na noite da última quinta-feira, 28, o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A honraria foi entregue durante cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. O colar é concedido pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro a personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o fortalecimento do controle externo da administração pública exercido pelos Tribunais de Contas. A solenidade integra o calendário anual do TCMRJ desde 2004.
Neste ano, a comenda foi entregue a diversas personalidades, como o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Antônio de Oliveira Francisco; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Helda Lima Meireles; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza; e o procurador do Estado do Rio de Janeiro, Flávio de Araújo Willeman.