Imagem Principal
Imagem
OSN se apresenta no Centro de Artes da UFF neste domingo (1º)
Apresentação “Os Quatro Temperamentos” acontece às 10h30
OSN se apresenta no Centro de Artes da UFF neste domingo (1º)
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 29 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

A tradicional Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) chega a Niterói neste final de semana. A Orquestra se apresenta no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) neste domingo, às 10h30, com o espetáculo “Os Quatro Temperamentos”.

Os ingressos podem ser adquiridos no site do Guichê Web (https://www.guicheweb.com.br/osn-uff-alvorada-6-os-quatro-temperamentos-10h30_36923), pelo valor de R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia.

Iniciando o programa e homenageando os 200 anos de nascimento do compositor Cal Reineck, o OSN apresenta o seu “Concerto para Flauta em Ré maior Op. 283” (1908). Este é um marco para a flauta como instrumento solista, por ser considerado o único concerto do período romântico para este instrumento. A obra é dividida em três movimentos, todos bastante diferentes em caráter. O Allegro molto moderato inicial é o mais sinfônico dos três e reflete a influência de Johannes Brahms. O movimento lento, Lento e mesto, tem o estilo de uma ária para canto, em que a orquestra assume um papel mais acompanhante, claramente dando palco à flauta como protagonista. O final nos traz o Moderato onde a textura geral apresenta grandes linhas melódicas, apresentadas pela flauta contraponto momentos que requerem extremo virtuosismo do solista.

A segunda obra, que dá título ao programa “Os Quatro Temperamentos”, é a Sinfonia nº 2, Op. 16, composta por Carl Nielsen entre 1901 e 1902. Os temperamentos são componentes fundamentais da personalidade que influenciam nosso comportamento e percepção do mundo, estão divididos em quatro, representados em cada um dos movimentos da Sinfonia: Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguíneo. As imagens presentes na capa deste programa representam os temperamentos, através de uma sessão de fotos que o próprio compositor fez ainda muito jovem, no início de sua adolescência. Nielsen descreve o contexto da sinfonia em uma nota de programa para um concerto em Estocolmo, pouco antes de morrer em 1931.

“Cada indivíduo tem um temperamento único, que funciona como uma direção interna e orienta suas ações”, disse Deivison Branco, Membro da Comissão artística da OSN UFF 2023/24

A regência do espetáculo é de Marcelo Falcão, enquanto o solista (flauta) é Helder Teixeira.

Programa

Carl Heinrich Carsten REINECKE

Concerto para Flauta em Ré Maior Op. 283 (1908) 21’

Allegro molto moderato

Lento e mesto

Moderato – In tempo animato – Tempo I – Più mosso – Più lento maestoso

Carl August NIELSEN (1865 – 1931)

Sinfonia nº. 2, Op. 16, “Os Quatro Temperamentos” (1901–1902) 33’

Allegro colérico

Allegro cômodo e fleumático

Andante melancólico

Allegro sanguíneo

Relacionadas