Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Vasco lançou sua nova terceira camisa para esta temporada com uma homenagem aos 100 anos da “Resposta Histórica”, um dos momentos mais importantes da história cruzmaltina e do futebol como um todo. O lançamento foi feito na manhã desta sexta-feira (25) e a vestimenta está disponível em dois modelos: Branco e dourado, e toda preta.
Na versão branca e dourada, a camisa leva a tradicional faixa transversal e a cruz de malta no peito, enquanto a toda preta tem o escudo do Vasco da época. As duas levam a data “1924-2024” na manga.
A “Resposta Histórica” foi um marco na luta contra o racismo e descriminação na história do futebol. No dia 7 de abril de 1924 que o Vasco da Gama enviou o Ofício nº 261, assinado pelo então presidente José Augusto Prestes, em que a equipe desistia de participar da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), uma vez que era pedido que a equipe excluísse 12 jogadores do seu elenco por “estarem em desacordo com os padrões morais necessários para a prática do futebol”.
“Esses 12 jogadores foram rejeitados por serem pretos, brancos de baixa condição social, analfabetos... como era formado majoritariamente o time do Vasco, que havia sido campeão no ano anterior com esse time. O Vasco foi o primeiro time carioca a ser campeão com time formado majoritariamente formado por pretos, mestiços, simples trabalhadores, analfabetos, brancos de baixa condição social numa época em que jogar futebol era para elite”, disse o professor e historiador, José Nilton Júnior.
Tal ofício marcou a história do futebol e foi um passo gigantesco para o fim da segregação no esporte.
O texto do Ofício nº261 está na nova camisa do Vasco, mas a Kappa (fornecedora de material esportivo do clube) usou uma tecnologia em que as palavras só aparecem quando a blusa está molhada.
“A história se escreve com suor”, disse o Vasco no post de divulgação da camisa. A nova camisa já está disponível nas lojas Gigante da Colina.