Assinante
A Série B1, mais conhecida como a terceira divisão do Campeonato Carioca, começou e o Niteroiense largou bem em busca do terceiro acesso em dois anos. Pela primeira rodada do torneio, a equipe de Niterói venceu o São Cristóvão por 1 a 0, no no Centro de Formação de Atletas do Trops (CEFAT), no bairro de Várzeas das Moças.
O gol solitário da partida foi marcado por Cafú, jogador que foi formado na base do Flamengo e já teve passagens pela Portuguesa-RJ, Petrópolis e pelo Maricá, antes de chegar ao Niteroiense. A torcida, que lotou o CEFAT, celebrou com festa a vitória do Arariboia, que já começa no G4 da competição.
Após o jogo, o técnico Thiago Thomaz, em entrevista visivelmente emocionado, ressaltou que o projeto inicial do clube hoje é uma realidade. Os jogadores, por sua vez, agradeceram o apoio incansável da torcida, que foi fundamental para a vitória.
Com os três pontos, o Niteroiense encerra a primeira rodada na quarta posição, atrás do Paduano, Carapebus e do Duque de Caxias.
Essa foi a segunda partida do Niteroiense no CEFAT. Em 2024, a maioria das partidas com mando da equipe foram disputadas em Bangu ou em São Cristóvão. Porém, em 2025, desde a disputa da Copa Rio, a equipe está mandando seus jogos em Niterói.
A Série B1 do Carioca é dividida em três etapas: a Taça Corcovado, que é a primeira fase, as semifinais e as finais. No total, 11 times disputam o torneio e brigam por duas vagas para a Série A2.
Ou seja, os dois finalistas estão classificados para a segunda divisão do Campeonato Carioca. Porém, as duas piores equipes da Taça Corcovado serão rebaixadas para a Série B2 de 2026.
O Niteroiense tenta repetir o feito de outro equipe do Leste Fluminense, o São Gonçalo EC, que foi campeão da Série B1 no ano passado.
No ano passado, o Niteroiense foi campeão da Série C do Campeonato Carioca, que equivale a quinta divisão estadual. No mesmo ano, a equipe jogou a Série B2, ou a quarta divisão, e, apesar de não ter conquistado o título, conseguiu a vaga para a Série B1 de 2025, ou a terceira divisão do futebol do Rio de Janeiro.
No próximo sábado (13), o Niteroiense visita o Nova Cidade, que foi goleado por 5 a 2 pelo Paduano e ocupa a última posição da Série B1, após uma rodada. A partida será no estádio Joaquim A. Flores.