Imagem Principal
NITERÓI BERÇO DE TALENTOS
NITERÓI BERÇO DE TALENTOS
Foto do autor Célio Junger Vidaurre Célio Junger Vidaurre
Por: Célio Junger Vidaurre Data da Publicação: 14 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram

Em abril deste ano estreiou nos cinemas "AUMENTA QUE É ROCK'N'ROLL". Trata-se de uma narrativa contada depois que o jornalista Luiz Antonio Mello, em 2018, foi ao Teatro Rival, no Centro do Rio, a pedido do diretor Tomas Portella para prestar uma espécie de consultoria no que seria a abertura do filme. 

      Nas aventuras contadas pelo jornalista no livro "A ONDA MALDITA", base para o roteiro de L.G. Bayão, rock e romance fazem parte do longa que acompanha o tempo em que o então jovem LAM e alguns amigos assumiram a direção de uma combalida rádio em Niterói, a Fluminense FM, transformando a sua programação que deflagrou uma revolução cultural no país. 

        Na verdade, tudo ocorreu naquela ocasião no Teatro Rival numa noite em que se recriaria uma festa promovida pela Rádio Fluminense, nos anos 1980, com shows de conjuntos pouco conhecidos como Blitz, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. O jornalista encontraria o ator Johnny Massaro, que seria o intérprete no calor da fundação da "MALDITA" - o apelido pela qual a Fluminense tornou-se conhecida  em sua famosa fase de rock pós 1982. 

        Então, quando se fala em talentos da cidade que tornaram ídolos em suas atividades, como Sérgio Mendes, Cauby Peixoto, Murilo Benício, Izaac Bardavid, MPB4, Gerson e muitos outros, não seria justo se o jornalista Luiz Antonio Mello não figurasse na mesma prateleira. A divulgação que proporcionou, com uma pequena emissora, conseguiu tanto sucesso que o filme virou minissérie que começou a ser exibida na Globo desde a semana passada. 

        A obra estrelada por Johnny Massaro revive a trajetória de Luiz Antonio Mello, o LAM, que junto com um amigo, Samuel Wainer Filho, cria a primeira rádio de rock no Brasil na década de 1980. A FLUMINENSE FM, a "MALDITA", passou para a história com muito sucesso. A trilha original do filme, de Dado Villa-Lobos, conquistou o Prêmio Grande Otelo na categoria Melhor Trilha Sonora. 

       Niterói não é berço só de artistas da dramaturgia, da música, do futebol. No jornalismo, na medicina e em outros setores da sociedade a fartura de talentos é muito grande. 

Relacionadas