Assinante
Entrar
Cadastre-se
TEIA resgata fatos históricos e homenageia mulheres inspiradoras e importantes que teceram suas próprias histórias, emanando força, resiliência e coragem, numa sociedade patriarcal e misógina.
A tecelagem servirá de pano de fundo para a trama, uma vez que o tear passou a ser o veículo de expressão das mulheres tecelãs na Antiguidade, um discurso social e artístico feminino alternativo ao silenciamento que as oprimia.
No palco, as acrobatas costuram os tecidos com o corpo, transformando-os em tramas femininas firmes, resistentes e esperançosas. O espetáculo contará com 3 Atos, com números aéreos performances solo, todos realizados por acrobatas mulheres.
Os números estão distribuídos entre os atos e terão como aparelhos circenses: tecidos acrobáticos, trapézio, lira, rede, corda etc.
Ato 1: Echarpe Mental
Ato que representará o silenciamento, o medo e a prisão que a mulher sofre até os dias de hoje, consequências do sistema patriarcal e seus efeitos.
A razão patriarcal é uma razão totalizante, que enclausura a mulher numa teia de sentido, impedindo que escutemos sua fala no decorrer de toda a história da humanidade.
Para representar este ato, o tear, o tricô e as tramas representam as amarras que serão rompidas e servirão de base para as temáticas escolhidas.
Ato 2: Arrematando Ponto
Representação do processo de transformação da mulher em suas diferentes vertentes. O despertar da mulher, que tenta sair do enclausuramento (do sistema); a mulher insatisfeita, que busca informação, que lê, que carrega os elementos de cura, sua história, sonhos, poesias e canções. Ideias, impulsos, sentimentos e recordações. Transformação da mulher, corpo, mente e potencialidades.
Ato 3: Teia das Mulheres
Ato que traz a diversidade da mulher, sua independência, força, coragem, sororidade e união. A determinação da mulher para conquistar seus sonhos e objetivos e tecer sua própria história.
Teia de Conexão
A tecelã do universo, a aranha, serve de inspiração e faz conexão com as infinitas possibilidades de manifestação do universo. Vê para além da teia da ilusão, que é a aparência, e procura novas alternativas ao caminho presente.
A aranha nos mostra que é preciso olhar para além do horizonte, do que é aparente ou visível, para tecer a própria história, com força e determinação.
A teia representa a força e a união das mulheres e simboliza o poder da sororidade e da solidariedade feminina.
Ficha Técnica:
Direção Geral e Produção Executiva: Val Martins
Roteiro e concepção: Val Martins e Yohana Rangel
Serviço
TEIA | Fantástico Mundo
Datas: 25 e 26 de outubro
Horário: 20h (sexta) e 19h (sábado)
Duração: 90min
Classificação Etária: Livre
Ingresso: R$ 80
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-1624