Imagem Principal
Imagem
Morre Mino Carta, fundador da Carta Capital
Diretor de redação da revista faleceu aos 91 anos
Morre Mino Carta, fundador da Carta Capital
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 02 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Fonte: Reprodução
Imagem destacada

Morreu, nesta terça-feira (2), no Hospital Sírio-Libanes, em São Paulo, o jornalista Mino Carta, aos 91 anos. Ele foi o fundador da Carta Capital e, segundo a publicação da revista, há um ano, ele "lutava contra os problemas de saúde, em idas-e-vindas do hospital". Segundo informações, ele estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação da morte de Mino Carta foi confirmada nas primeiras horas da manhã desta terça (2), pela própria Carta Capital, através de textos no site e nas redes sociais, contando a trajetória de seu fundador.

Mino Carta nasceu em Gênova, na Itália, em 1933, mas se mudou para São Paulo em 1946. Além da Carta Capital, Carta também participou da criação e da direção de outras revistas de renome do país, como a Quatro Rodas, lançada em 1960, Veja (1968), e Isto É (1976).

“Sua trajetória se confunde com a própria história do jornalismo brasileiro.” Disse o texto da Carta Capital. Segundo informações, o velório de Mino Carta será nesta terça-feira (2), às 12h.

Além das revistas, Mino Carta também esteve à frente do Jornal da Tarde, criado em 1966, considerado revolucionário pela linguagem e diagramação. O texto de despedida da Carta Capital ainda cita que até mesmo o maior fracasso de Mino, o Jornal da República, de 1979, em meio à abertura política, é visto como marco da imprensa nacional.

Relacionadas