Assinante
Morreu, nesta terça-feira (2), no Hospital Sírio-Libanes, em São Paulo, o jornalista Mino Carta, aos 91 anos. Ele foi o fundador da Carta Capital e, segundo a publicação da revista, há um ano, ele "lutava contra os problemas de saúde, em idas-e-vindas do hospital". Segundo informações, ele estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A informação da morte de Mino Carta foi confirmada nas primeiras horas da manhã desta terça (2), pela própria Carta Capital, através de textos no site e nas redes sociais, contando a trajetória de seu fundador.
Mino Carta nasceu em Gênova, na Itália, em 1933, mas se mudou para São Paulo em 1946. Além da Carta Capital, Carta também participou da criação e da direção de outras revistas de renome do país, como a Quatro Rodas, lançada em 1960, Veja (1968), e Isto É (1976).
“Sua trajetória se confunde com a própria história do jornalismo brasileiro.” Disse o texto da Carta Capital. Segundo informações, o velório de Mino Carta será nesta terça-feira (2), às 12h.
Além das revistas, Mino Carta também esteve à frente do Jornal da Tarde, criado em 1966, considerado revolucionário pela linguagem e diagramação. O texto de despedida da Carta Capital ainda cita que até mesmo o maior fracasso de Mino, o Jornal da República, de 1979, em meio à abertura política, é visto como marco da imprensa nacional.