Assinante
A temporada 2025 do Maricá acabou. Jogando suas últimas fichas na Copa Rio, o Tsunami foi eliminado na semifinal pela Portuguesa, com um placar agregado de 3 a 1, e agora só volta a campo em partidas oficiais no ano que vem. A equipe do Leste Fluminense buscava repetir o feito do ano passado, quando foi campeão do torneio.
Na segunda partida da semifinal, no estádio Luso Brasileiro, Maricá e Portuguesa empataram em 1 a 1, mas a Lusa havia vencido por 2 a 0 o primeiro jogo, no João Saldanha, casa do Maricá. Assim, com a soma dos resultados, a Portuguesa não teve maiores problemas para se classificar à grande decisão.
Após ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0, a Portuguesa abriu o placar com Uelber, ampliando a vantagem. No segundo tempo, Pablo Thomaz empatou, mas não foi suficiente e o Maricá acabou eliminado.
Com a eliminação, também acabou o sonho do Maricá de voltar a uma competição nacional em 2026. Após conquistar a Copa Rio no ano passado, a equipe se classificou para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 e chegou a avançar ao mata-mata da competição, mas foi eliminada pela Aparecidense.
A Copa Rio 2025 contou com oito clubes da Série A2, quatro da Série B1 e quatro da Série B2 na disputa da primeira em sistema eliminatório (mata-mata). O vencedor do torneio escolhe entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, com o vice-campeão ficando com a que sobrou. No ano passado, o Maricá foi campeão após vencer o Olaria na final e ficou com a vaga na quarta divisão nacional.
Na grande decisão, a Portuguesa vai enfrentar o America, que eliminou o Araruama na outra semifinal do torneio, com um placar agregado de 1 a 0.
Agora, o Maricá volta suas atenções para a Série A do Campeonato Carioca do ano que vem, o seu próximo torneio oficial. Neste ano, o Tsunami estreou na elite do torneio e até começou bem a competição, mas terminou a Taça Guanabara em décimo, sem se classificar para as semifinais ou para a Taça Rio.
Vale destacar que, em 2026, a Série A do Carioca terá os mesmos times de 2025. Isso porque o Bangu, que foi rebaixado neste ano, já jogou e conquistou a Série A2, conseguindo o acesso de volta para a elite estadual.