Imagem Principal
Imagem
Lutador de Niterói é prata no Panamericano de Wrestling
Equipe brasileira saiu com duas medalhas do torneio sub-23
Lutador de Niterói é prata no Panamericano de Wrestling
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 14 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação/CBW

O Time Brasil de Wrestling conquistou duas medalhas no Campeonato Panamericano Sub-23, disputado no último final de semana, em Querétaro, no México. Esse resultado é o melhor da história para o país na competição. Um dos medalhistas foi Kauan Gomes, lutador do Niterói Wrestling, equipe de Luta Olímpica da cidade sorriso.

Kauan Gomes conquistou a medalha de prata na categoria 87 kg do estilo greco-romano e repetiu o feito de César Alvan, que havia conquistado o vice-campeonato na edição anterior do torneio continental. Kauan venceu o dominicano Angel Jhonson Figueroa por 10 a 1, e depois passou pelo mexicano Diego Torres por 8 a 2. Ele foi superado pelo venezuelano Brian Jesus Marin na final.

Essa foi a segunda medalha de prata seguida de Kauan, uma vez que o lutador do Niterói Wrestling foi o vice no Pan-Americano Sub-20, em 2024.

“Mais um passo importante na minha trajetória! Muito feliz em representar o Brasil e conquistar a medalha de prata no Pan-Americano, no Querétaro/ México, conquistando a classificação para os Jogos Pan Americano 2025. Gratidão a todos que torcem, apoiam e acreditam em mim! Vamos com tudo, porque isso é só o começo!” Disse o lutador através de um post em sua rede social.

Além de Kauan, a brasileira Thaís Tertuliano, que treina no Sesi de São Paulo, garantiu a medalha de bronze na categoria 68 kg. Vale destacar que as mulheres competem no estilo livre.

Kauan e Thaís saíram do torneio medalhados, mas não foram os únicos a conquistarem bons resultados. Além deles, o grupo brasileiro ainda conseguiu a quinta colocação nas categorias 50 kg com Ana Beatriz Lima (Panda Fight Team – Amapá), 53 kg com Kailane Sousa (Panda Fight Team – Amapá) e 125 kg do estilo livre com Gabriel de Souza Silva (Esporte Dez São José Wrestling – São Paulo).

No total, o Brasil classificou dez atletas para a edição do Jogos Panamericano Junior de 2025, que será realizada em Assunção, no Paraguai, entre os dias 9 e 23 de agosto. Além dos medalhistas e dos quinto-lugares, estão com passaporte carimbado para a competição os atletas: Max Almeida (86 kg) e Marcelo Sousa (97 kg), do estilo livre; Ângelo Café (67 kg), Talyson Macedo (97 kg) e Wesley Barros (130 kg), do greco-romano.

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino, além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico), comemorou o resultado da equipe no México.

Relacionadas