Assinante
Na última quinta-feira (16), Taysa de Souza da Silva, uma jovem de 22 anos, morreu no Hospital Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, Itaboraí, após dar à luz no sábado anterior ao seu segundo filho. A família relata que a gravidez foi tranquila e que a mulher realizou todos os exames pré-natal.
O caso ganha contornos dramáticos quando Taysa volta a sentir dores intensas, mesmo após o parto. Por isso, retornou ao Hospital na segunda-feira (13).
Familiares contam que a comunicação da unidade de saúde declinou desde então. Ou seja, sequer sabiam direito o que estava acontecendo com Taysa.
Na quarta-feira (15), a jovem foi entubada e na quinta-feira acabou falecendo.
A família acusa o hospital de não liberar facilmente informações sobre o ocorrido.
Como por exemplo, o prontuário médico da moça, documento importante para agilizar o sepultamento. Porém, afirmam que o hospital se recusa a oferecer o documento.
Além disso, também reclamam que a 71°DP, de Itaboraí, dificulta a liberação da necropsia, o que faz o processo ficar cada vez mais demorado.
“Além de sofrer com a perda da minha irmã, estamos tendo que amparar a minha mãe que não aguenta tanto sofrimento. Taysa tem família, e exigimos o mínimo de respeito. Queremos saber a causa da morte da minha irmã”.
Em nota, Prefeitura de Itaboraí, administradora do hosítal, disse que "de acordo com a direção do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, a paciente realizou um parto normal no último sábado (11). A unidade informa que abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias do fato e aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML). Ressalta ainda que o pedido de acesso ao prontuário foi protocolado, assim que foi solicitado pelos familiares. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) reforça que está à disposição da família, prestando todo o auxílio necessário".
Já a Polícia Civil esclareceu que o corpo da vítima será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região para necropsia. Foram solicitados o prontuário da vítima e a relação dos nomes da equipe responsável pelo parto dela para prestarem depoimento.