Imagem Principal
Imagem
Jogos da Juventude 2025 são abertos, oficialmente
Evento reúne quase 5 mil atletas de 17 anos
Jogos da Juventude 2025 são abertos, oficialmente
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 11 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Abelardo Mendes/COB
Imagem destacada

Foi dada a largada para o maior evento multiesportivo do país voltado para jovens atletas de até 17 anos do Brasil. Na noite desta quarta-feira (10), em Brasília, foi inaugurada oficialmente com o revezamento da tocha e a pira foi acesa, dando início a edição de 2025 dos Jogos da Juventude.

Após a tocha cumprir um percurso que começou no topo do Museu Nacional, a chama dos Jogos da Juventude foi levada à pira da competição, que está instalada em um dos cenários mais emblemáticos de Brasília, entre o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana, dois ícones projetados por Oscar Niemeyer.

A responsável por iniciar o revezamento foi a velocista e medalhista olímpica Rosângela Santos, que compartilhou a emoção de viver este momento: “Foi um momento muito especial. Embora estejamos acostumados com grandes arenas e competições lotadas, carregar a tocha traz uma responsabilidade enorme. O nervosismo e a ansiedade tomaram conta, mas foi gratificante dividir esse momento com pessoas que sempre admirei. Hoje, meu papel é inspirar novas gerações e mostrar que todos nós somos capazes”.

Já a tarefa de acender a pira coube a outro grande nome do esporte brasileiro, o levantador Bruninho Rezende: “Acender a pira é algo muito especial, principalmente para quem cresceu assistindo aos Jogos Olímpicos e sonhando em viver esse momento. Relembrei toda a minha trajetória e me sinto honrado em, depois de cinco Olimpíadas, poder ser uma referência para essa garotada. Esse momento representa um legado que nós, do esporte, temos a possibilidade de deixar para esses jovens que sonham. Porque comigo foi possível, e eles também podem sonhar”.

Os Jogos da Juventude reúnem quase 5 mil jovens atletas de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para disputa de medalhas em 19 modalidades esportivas. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) para garantir a infraestrutura necessária para a realização deste, que é o maior evento multiesportivo do Brasil para atletas de até 17 anos. Desde 2000, a competição tem sido chave para revelar craques do esporte no Brasil.

Neste ano, o Rio de Janeiro está levando a maior delegação de sua história para a competição. Serão 183 estudantes-atletas, 32 técnicos, seis dirigentes e seis assistentes. O Time RJ embarcou para Brasília no dia 8 de setembro, com dois atletas que representam Niterói.

Todos foram classificados após se destacarem nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) 2025, etapa estadual que define os representantes do Rio de Janeiro para os Jogos da Juventude.

Relacionadas