Imagem Principal
Imagem
Cães terapeutas levam alegria e acolhimento a crianças internadas
Projeto de terapia assistida com animais promove bem-estar e humanização no ambiente hospitalar
Cães terapeutas levam alegria e acolhimento a crianças internadas
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 27 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Huap-UFF

A tarde da última terça-feira (26) foi especial para as crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF).

Como parte da programação da Semana de Humanização do hospital, quatro cães do projeto “Pelo Próximo” visitaram os pequenos pacientes: Bento e Luna, da raça Golden Retriever; Nutella, um Cavalier Spaniel; e Tyrion, um Corgi. A interação com os animais trouxe momentos de leveza, diversão e alívio do estresse hospitalar.

Segundo Thiago Machado, presidente da Comissão de Humanização do Huap-UFF, a ação faz parte de uma iniciativa de Terapia Assistida por Animais (TAA). Ele destacou a importância do contato com os cães para aliviar o impacto do isolamento hospitalar e fortalecer os vínculos entre pacientes, familiares e a equipe de saúde. “Esses momentos proporcionam acolhimento e alegria, ajudando as crianças a interagir e se expressar de forma mais aberta”, explicou.

Priscila Vidal, mãe da pequena Sarah, internada há cerca de um mês, relatou a importância da experiência. “Foi algo único para nós. Minha filha aproveitou muito e foi uma oportunidade incrível para todas as crianças”, contou.

Projeto “Pelo Próximo” e a promoção da saúde

Roberta Araújo, coordenadora do projeto “Pelo Próximo”, explicou que a iniciativa voluntária, criada em 2013, busca unir entretenimento e saúde por meio da presença de cães em hospitais. “A interação terapêutica com os animais aumenta o bem-estar e contribui para a cooperação das crianças com as equipes de saúde, principalmente durante procedimentos como medicação e curativos”, afirmou.

Relacionadas