Imagem Principal
Imagem
Guardas de SG participam de curso do HEAT para conter hemorragias
Capacitação “Stop The Bleed” ensina técnicas de primeiros socorros que podem salvar vidas até a chegada do socorro profissional
Guardas de SG participam de curso do HEAT para conter hemorragias
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 09 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Curso realizado no Hospital Estadual Alberto Torres treina guardas municipais
Imagem destacada

O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, promove, entre os dias 9 e 11 de setembro, o curso de capacitação “Stop The Bleed”, voltado para o reconhecimento e controle de sangramentos que representam risco de vida até a chegada das equipes de emergência. Nesta etapa, 90 guardas municipais serão treinados, incluindo profissionais da Ronda Maria da Penha, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do trânsito.

O curso, ministrado por profissionais do Centro de Trauma junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do hospital, ensina sobre os tipos de hemorragia, quadros clínicos e técnicas para controlar sangramentos severos. Cada turma recebe instrução prática em princípios básicos de atendimento a vítimas de trauma, aumentando as chances de sobrevivência.

“Entre os alunos que passaram pela capacitação no HEAT estão agentes de segurança, profissionais da saúde e da educação, além de cidadãos interessados em aprender a prestar socorro em emergências graves”, explica o diretor do hospital, Raphael Riodades.

Criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o programa “Stop The Bleed” já ultrapassou fronteiras e é aplicado em diversos países. Desde o ano passado, médicos e enfermeiros especializados em trauma, urgência e emergência do Heat treinam colaboradores, policiais militares, bombeiros, guardas municipais e diretores de escolas, todos com certificação internacional americana.

“O curso tem grande importância. Aprender habilidades básicas para estancar um sangramento descontrolado pode salvar vidas. Muitos de nossos agentes estarão aptos a fornecer ajuda imediata até a chegada dos socorristas”, afirma o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Ewerton França Mendes.

Relacionadas