Assinante
Fluminense e LDU: Episódio III. O confronto que é combustível de pesadelos para os torcedores tricolores vai se repetir nesta quinta-feira (22), no Estádio Rodrigo da Paz Delgado, em Quito, no Equador, às 21h30. Novamente as equipes se enfrentam valendo uma taça continental.
A torcida tricolor espera há mais de uma década pela chance de conseguir sua revanche contra a LDU, o time que atrasou em 15 anos a conquista da Libertadores do Fluminense. Agora com o troféu em mãos, a equipe do Rio volta a encontrar o seu velho algoz, mas dessa vez valendo o título da Recopa Sul-Americana.
A rivalidade, ou freguesia tricolor, começou em 2008, na final da Libertadores. Após perder o primeiro jogo em Quito por 4 a 2, o Fluminense conseguiu igualar o placar agregado na volta no Maracanã após vencer por 3 a 1, com três gols de Thiago Neves. Porém, apesar da vitória, o tricolor perdeu o título nos pênaltis e só iria voltar a ter a chance de levantar a tão sonhada Glória Eterna no ano passado.
No ano seguinte, em 2009, novamente Fluminense e LDU se encontraram na final de um torneio continental, desta vez a Sul-Americana. A festa foi equatoriana mais uma vez. O Flu venceu a partida da volta, no Maracanã, por 3 a 0, mas não foi o suficiente para igualar o placar de 5 a 1 sofrido na altitude de Quito na ida da disputa. Mais uma taça erguida pela Liga de Quito no Maracanã.
Agora, 15 anos depois, carrasco e freguês se encontram novamente, mais uma vez para decidir um título continental. O Fluminense é o favorito e decide em casa por ser o campeão da Libertadores, já a LDU, atual campeã da Sul-Americana, espera valer o histórico vencedor para erguer mais um troféu no Maracanã, em cima do tricolor das Laranjeiras.
O Fluminense vai ter o desfalque do autor do gol do título da Libertadores, John Kennedy, na primeira partida devido a expulsão do jogador na final contra o Boca Juniors. Fora isso, Diniz deve ter seu elenco principal à disposição para a partida.
A decisão começa nesta quinta (22) e se encerra na semana que vem, no dia 29 de fevereiro, no Maracanã, onde ou a LDU vai manter a escrita de carrasco tricolor, ou o Fluminense finalmente irá conseguir sua revanche contra os equatorianos.